História dos Povos da Antiguidade

Carregando...

14/04/2009

A Civilização Egípcia

Uma das maiores e mais antigas civilizações do mundo antigo foi o Egito.

A Civilização Egípcia se desenvolveu as margens do Rio Nilo, situado no nordeste da África.

O Rio Nilo foi essencial para a existência do Egito. As águas do Nilo fertilizavam uma grande extensão de terras destinadas a agricultura.EgpíciosOs egípcios eram um povo de grande conhecimento. Foram eles os primeiros a realizarem obras de drenagem e irrigação.

Os historiadores dividem a história do Egito antigo em 4 períodos, são eles:

O Período Arcaico

Iniciou-se por volta do quarto milênio a.C.. A região egípcia era formada por vários comunidades conhecidas como Nomos, que por sua vez uniram-se em reinos, um no Norte e outro no Sul. Os dois reinos se fundiram em apenas um sob a liderança do Faraó Menés.

Antigo Império (3200a.C - 2200 a.C)

Foi o período de esplendor dos egípcios, grandes construções e realizações foram feitos nesta época. O controle das enchentes das águas do rio Nilo foram alcançadas graças aos intelectuais egípcios que não eram poucos. Estes intelectuais aprenderam na pratica as soluções de problemas matemáticos, astronômicos e médicos. Foi no Antigo Império que foram construídas as grandes Pirâmides do Egito.

Médio Império (2200 a.C - 1580 a.C)

O Império Egípcio foi invadido por povos oriundos da Ásia, eram os "Hicsos". Nesta apóca, a capital do Egito foi transferido para Tebas. Os Hicsos conseguiram impor sua superioridade aos egípcios valendo-se de cavalos e carros de guerra.

Novo Império (1580 a.C - 1085 a.C)

Os egípcios conseguiram expulsar os Hicsos, no entanto, o Império passou a ser invadido constantemente por outros povos estrangeiros. Primeiramente foram os Assírios, depois foi a vez dos Persas, os Gregos e os Romanos.

A Sociedade Egpícia

A religião egípcia enfluênciava profundamente as relações sociais no Egito. Ela tinha impacto sobre a literatura, a arquitectura e pintura. Antes da unificação do território por Menés, cada Nomo (Província), tinha seu próprio Deus protetor. Com a criação do estado nacional pelos Faraós, foi colocado em pratica a adoração dos principais deuses do Egito.

Osiris era o Deus do Rio Nilo e protetor dos mortos. Amom-Rá era o personificação do Sol, o principal Deus do Egito. Ele simbolizava a justiça e a verdade. Os Faraós eram muitas vezes adorados por serem considerados deuses na forma humana.

Por viverem num clima quente e seco, os egípcios usavam roupas leves. Usavam um pano amarrado na cintura em forma de saia e alguns poucos usavam sandálias.

A sociedade era dividida em classes. O Faraó ocupava o cargo de maior prestígio, em seguida vinham os nobres com suas casas grandiosas, os sarcedotes e militares de cargos importantes. Trabalhadores e camponeses formavam a classe mais numerosa e menos favorecida da sociedade.

Também existia estrangeiros no Egipto, eram pessoas compradas ou capturadas para trabalharem como escravos. Entre esses escravos estavam os judeus que foram escravizados em grande número. O Egito é mencionado varias vezes no Antigo Testamento da Bíblia Sagrada.

O comércio era bastante praticado entre o alto e o baixo Egito. A agricultura era a propulsora da economia na região.

A Civilização Egípcia foi uma das primeiras a usarem a invenção da escrita. A escrita egpícia foi dividida em três segmentos: o Hieroglífico, Hierático e Demotico.

Um dos primeiros a decifrar a escrita egípcia foi o francês Françôis Champollion em 1822.

O povo egípcio acreditava em vida após a morte, e que o espírito retornaria ao corpo. Para que a alma voltasse, o corpo tinha que estar bem conservado. Objetivando isto eles criaram a técnica de mumificação. A mais famosa das múmias egpícias é a do Faraó Tutancâmon.

5 comentários:

Regras para comentários:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
publicamos somente os comentários que tenham relação com o assunto da postagem.

Parcerias, Dicas e Sugestões entrar em Contato pelo Email: civilizacaoantiga@hotmail.com

Civilização Antiga © Copyright - Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.

Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)