História dos Povos da Antiguidade

14/04/2009

A Grécia Antiga - Civilização Grega

A Civilização Grega tornou-se a mais influente de toda História.

A Grécia se localiza na Europa, numa região que se chama Península Balcânica.

A Civilização Grega se originou em tempos remotos, formada pela união de vários povos. A Grécia Antiga era habitada por Pelágios, pastores seminômades.Gregos
Por volta de 2000 a.C. os indo europeus, grupo humano formado pelas tribos dos aqueus, jônios, eólios e dórios, emigraram para a região. Da fusão dos invasores com os povos locais, surgiram os gregos, também conhecidos como helenos.

Em 1500 a.C. os aqueus invadem a ilha de Creta. Ao se misturarem com os cretenses, os aqueus herdaram os seus costumes, dando origem a Civilização Creto-Micênica. Alguns séculos depois, em 1200 a.C., os dórios também invadiram a Ilha, destruindo a unidade política creto micênica.

Com este acontecimento, boa parte dos creto-micênicos abandonaram a ilha e passaram a viver em outras regiões do mediterrâneo como a costa da Ásia Menor e a Península Balcânica. Este acontecimento ficou conhecido como Primeira Diáspora Grega.

A História da Civilização Grega 

A Grécia Antiga é dividida em 5 períodos históricos. São eles:

Pré-Homérico (1900-1100 a.C)

Antes da chegada dos indo europeus, a região balcânica era habitada por populações nômades que praticavam ao pastoreio. Já na Ilha mediterrânea de Creta, existia uma civilização bastante evoluída. Após invadirem a Península balcânica os dórios foram em direção a Creta e arrasaram com a população da ilha.

Período Homérico (1100 a.C - 800 a.C)

As fontes históricas dessa época vem das obras do poeta Homero, a Ilíada e a Odisseia.

Com a destruição da civilização micênica, os gregos regrediram. As cidades existentes da época lutaram entre si, o comércio e a escrita desapareceu quase por completo na região. Os Gregos passaram a praticar a agricultura de subsistência.

Os gregos passaram a se organizarem em Genos, clã familiar chefiado por um Pater, o mais velho de todos e que exercia a autoridade sobre todos os membros da família. Este tipo de organização ficou conhecida como comunidade gentílica, as plantações e alimentos atendia a necessidade de todos.

Período Arcaico (800 a.C - 500 a.C)

Com o passar do tempo a população grega aumentou. A propriedade coletiva deu lugar á propriedade privada. A escrita ressurgiu e a sociedade passou a se constituir em classes sociais formada por esparciatas, periecos e hilotas. Houve o surgimento das cidades estados governada por Oligarquias. Entre as diversas cidades-estados gregas, duas se destacavam, Atenas e Esparta.

Atenas era uma cidade que cultivava a filosofia e as artes, enquanto Esparta celebrava o heroísmo patriótico.

Em Atenas, Clístenes inventou a Democracia, um das maiores heranças da Grécia herdada pelo mundo atual. O princípio básico da Democracia: todos os cidadãos tem os mesmos direitos perante as leis.

Neste período ocorreu a segunda diáspora grega, fato que originou a formação das colônias gregas. Com o esgotamento das terras férteis, os gregos passaram a procurar novas terras para a pratica da agricultura. As regiões escolhidas foram; a costa do Mar Negro, península itálica e ibérica.

Período Clássico (500 a.C - 338 a.C)

Os gregos alcançaram um grande grau de evolução cultural que ficou conhecido como a Idade do Ouro. Foi também neste período em que os gregos se uniram na luta contra os Persas nas Guerras Greco-Pérsicas.

Para melhor se defenderem de seus inimigos do oriente, os gregos criaram uma aliança militar liderada por Atenas. Com o tempo os atenienses passaram a usar os recursos financeiros da liga em beneficio próprio. A Cidade de Esparta organizou a criação de uma outra liga que passou a lutar contra Atenas e suas aliadas, originando a Guerra do Peloponeso.

Período Helenístico ( 338 a.C. - 146 a.C.)

A guerra civil em que os gregos se envolveram fez com que as cidades estados ficassem completamente destruída ao final do conflito. Felipe II, Rei da Macedônia, aproveitou-se da situação e iniciou uma guerra de conquista sobre o mundo grego.

Os macedônicos conseguiram vencer os gregos, fazendo com que todos eles se tornassem vassalos do Império Macedônico. Quando Filipe II morreu, seu filho Alexandre Magno o sucedeu. Ao assumir o poder, o jovem líder empreendeu uma guerra contra o Império Persa.

Depois de Vencer Dario III, Alexandre passou a ser o soberano tanto do mundo grego quanto do oriente, antes controlado pelos persas. A fusão dos costumes gregos com a cultura oriental deu origem a Cultura Helenística.

Em 146 a.C, as regiões habitadas pelos gregos passaram a ser controlada pelos romanos que estavam em ascensão.

Resumo

O que unia as cidades gregas eram fatores como a língua, a religião e a proximidade territorial. Os gregos uniam-se para a pratica dos jogos olímpicos, dos quais participaram diversas cidades gregas. Na Grécia antiga, as Olimpíadas era um festival religioso para honrar a Zeus. As primeiras olimpíadas foram realizadas em 776 a.C..

A Grécia foi o berço da filosofia e da política, do teatro e da poesia, tendo influenciando todo o Ocidente. Um dos símbolos de maior sucesso artístico da Grécia é as suas belas construções que influenciaram a arquitetura romana.

A religião grega era politeísta, eles adoravam vários deuses. Os deuses tinham corpo, sentimento e comportamentos parecidos com o dos humanos. Os gregos acreditavam que os deuses podiam descer a terra e se envolver com os humanos. Os filhos dos deuses com os humanos eram chamados de semi-deuses, ou heróis.

Os gregos que mais se destacaram culturalmente foram: Pitágoras na Matemática, Arquimedes na Física, Esquilo e Sofacles no Teatro, Sócrates e Platão na Filosofia e Aristóteles em várias áreas.

A Civilização Grega é considerada por muitos como a principal influência da Civilização Ocidental.

VEJA TAMBÉM: Lendas e Mitos da Grécia

9 comentários:

  1. MUITO INTERESSANTE E MUITO BOM PARA E
    STUDA

    ResponderExcluir
  2. Anônimo26/11/13

    Não me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4/4/14

    Ótimo! Tá bem esmiuçado.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo15/5/14

    Duarte Magalhaes AQUI POHAAA, Trabalho de Historia u.u, Me ajudou pakas, Obrigado -Jaraguá do Sul

    ResponderExcluir
  5. Anônimo19/8/14

    uau q texto grande tenho q copiar so q vou resumir

    ResponderExcluir
  6. Anônimo1/9/14

    muito bom ,mas tenho isso no livro , mas wlw !

    ResponderExcluir
  7. Anônimo7/9/14

    Nn me ajudou em nada...

    ResponderExcluir

Regras para comentários:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
publicamos somente os comentários que tenham relação com o assunto da postagem.

Parcerias, Dicas e Sugestões entrar em Contato pelo Email: civilizacaoantiga@hotmail.com

Civilização Antiga © Copyright - Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.

Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)