História dos Povos da Antiguidade

28 de abr. de 2009

Os amoritas

Os amoritas, também conhecidos como antigos babilônios, eram um povo semita que invadiu o Sul da Mesopotâmia por volta de 1800 e lá fundaram a Babilônia, atual Iraque.

O povo amorita foi um dos primeiros a habitar Mesopotamia. Vindos do deserto da Arábia, eles fixaram-se ao norte da terra entre rios.

A Civilização Amorita
Um império foi estabelecido no final do século XVIII a.C. Tal império foi fundado por Amoreu Sumuabum que deu inicio a Dinastia Amorreana.

A Dinastia Amoreana teve seu apogeu no reinado de Hamurabi I que derrotou a maioria dos povos que habitavam a Mesopotamia. Os amoritas, com o passar do tempo, expandiram os seus domínios para o sul até chegarem a Suméria.

Após conquistarem a Suméria, os amoritas criaram cidade da Porta de Deus, a Babilônia. Os povos que habitavam a cidade passaram a ser chamados de Babilônicos. A cidade da babilônia, tornou-se num dos principais centros urbanos do mundo antigo.

O governo teocrático babilônico, baseado na religião, tinha como principal divindade o deus Marduck. Em homenagem a ele foi levantado um templo juntamente com um zigurate, citado na Bíblia, no livro de Gênesis, como a Torre de Babel.

Ao assimilarem os conhecimentos dos acádios e sumerianos, os babilônicos tiveram uma grande evolução cultural, econômica e cientifica. Um dos grandes legados da civilização amorita foi dividir o tempo em horas, minutos e segundos.

Hamurábi ficou conhecido na história não somente pelas suas conquistas militares. Foi ele quem elaborou o primeiro código de leis escritas da história, o Código Hamurabi.

Com a morte de Hamurabi, o Império babilônico construído pelos amoritas, passou a ser invadido constantemente.

Em 1500 a.C., os hititas conquistariam a Babilônia destruindo assim a unidade politica do Império Amorita.

2 comentários:

  1. Anônimo9/5/14

    ajudou muito ae d+

    ResponderExcluir
  2. Anônimo26/6/14

    Seria de grande ajuda uma didática com um apoio em mapas.

    ResponderExcluir

Regras para comentários:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
publicamos somente os comentários que tenham relação com o assunto da postagem.

Parcerias, Dicas e Sugestões entrar em Contato pelo Email: civilizacaoantiga@hotmail.com

Civilização Antiga © Copyright - Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.

Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)