História dos Povos da Antiguidade

26 de mai. de 2009

A Civilização Maia

A Civilização Maia foi uma das mais desenvolvidas civilizações da América Pré-Colombiana.

Os Maias habitavam a Península de Iucatã, México, e também em outras partes da América Central, Guatemala, Honduras e Belize.

Descendentes dos Olmecas, os Maias passaram a se organizar socialmente por volta do Século X a.C.Calendário MaiaA Sociedade Maia

Os Maias nunca chegaram a formar um Império, o que unia as cidades eram as cerimônias religiosas em adoração aos deuses.

A Civilização Maia era governado por uma elite religiosa. Os sacerdotes tinham amplo poderes na sociedade, eram considerados representantes dos deuses na terra.

Estes nobres religiosos possuíam grandes extensões de terra e somente eles poderiam exercer o poder politico e militar. Os camponeses, artesãos e escravos, maioria na sociedade, pagavam altos impostos gastos principalmente no sustento da classe religiosa.

A agricultura era a única atividade econômica exercida pelos Maias. Tinha como os principais produtos cultivados o milho, algodão e cacau. Esses produtos muitas vezes eram comercializados com os seus vizinhos da Mesoamérica.

No decorrer do desenvolvimento da civilização maia, foram construídos grandes cidades como a de Palenque, Piedras Negras e Copám, Tikal, Calakamul, Dospilas e Uaxactún.

Os Maias possuíam uma escrita hieroglífica semelhante a dos egípcios, mas pouco decifrável. Os Maias também se interessaram pela matemática e astronomia, conseguiram elaborar dois calendários sendo que um deles equivalia a um ano solar, exato 365 dias.

O "Haab", calendário de 365 dias, era usado para marcar a data do início das atividades agrícolas. Já o calendário Tzolkin de 260 dias, era usado para as marcações das datas religiosas.

Religião Maia

Os Maias adoravam divindades ligadas a natureza e seus fenômenos. Para agradar a seus deuses o Maias muitas vezes ofereciam sacrifícios humanos.

Os principais deuses da Religião Maia eram:

Itzam-Na = Deus criador da noite e do dia, da natureza e seus elementos.
Kinichi-Ahau = Deus do Sol.
Ix-Chel = Deusa da Lua.
Chac - Divindade criadora da chuva.

A Arte Maia

No campo da arte, os maias eram os mais evoluídos entre todas as civilizações da Mesoamerica, destacaram-se na arquitetura, escultura e cerâmica.

Na arquitetura damos destaque aos palácios, plataformas cerimoniais e pirâmides que possuíam um templo religioso em seu topo. Destaque para as urnas funerárias e cerâmicas que possuíam pinturas de cenas religiosas em relevo.

A Destruição da Civilização Maia

Por volta do século X, a unidade política maia passou a se fragmentar. A maioria das cidades foram sendo abandonadas. historiadores acreditam que causa disso foi o esgotamento das terras para a pratica da agricultura. Outra hipótese aceita e de que houve revoltas sociais contra as cobranças dos altos impostos.

Quando os espanhóis chegaram no século XVI, o território maia já havia sido conquistado pelos Astecas que estavam expandindo seus domínios sobre a América Central.

Atualmente nas regiões da América Central, ainda há pessoas que falam os dialetos falados pelos Maias da Mesoamérica.

Veja também: A Civilização Asteca

2 comentários:

Regras para comentários:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
publicamos somente os comentários que tenham relação com o assunto da postagem.

Parcerias, Dicas e Sugestões entrar em Contato pelo Email: civilizacaoantiga@hotmail.com

Civilização Antiga © Copyright - Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.

Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)