História dos Povos da Antiguidade

20 de mai de 2009

A Estátua de Zeus

Estátua que representava a forma humana do maior de todos os deuses gregos, Zeus.

A Estátua de Zeus tornou-se a mais perfeita escultura já feita em toda a Grécia.

Foi a mais bela das sete construções que fizeram parte da Lista das Sete Maravilhas. O mentor desta grande obra foi o escultor ateniense Phídias que, por essa obra, tornou-se o mais famoso escultor da antiguidade.

As Sete Maravilhas do Mundo

O Zeus em forma de monumento ficava dentro do Templo de Olímpia, na Cidade de Olímpia, região Oeste do Peloponeso.

O Zeus do Templo de Olímpia tinha entre 12 e 15 metros de altura. Phídias construiu o grande Zeus sentado num trono. Na mão direita Zeus carregava a estatueta da Deusa da Vitória, Nike. Na mão esquerda segurava um cetro acompanhado de uma águia.

Phídias iniciou a construção da estátua de Zeus por volta de 400 a.C e só acabaria depois de 8 anos de trabalho. Ele usou como material o marfim, o ouro e pedras preciosas.

A estátua foi construída no século V, tempo em que Atenas e Esparta lutavam pela hegemonia de toda a Grécia. A guerra no entanto, não atrapalhou a produção artística da época que ficou conhecida como Século de Ouro.

No século IV d.C., quando o Império Romano tornou-se cristão, os Jogos Olímpicos em homenagem a Zeus foram proibidos e o Templo de Olímpia fechado. O grande Zeus foi levado para Constantinopla a mando de Lowises, um cristão colecionador de esculturas pagãs.

A Estátua de Zeus foi destruída por um incêndio ocorrido em Constantinopla em 462 d.C. Alguns historiadores acreditam na versão de que a estátua nunca havia saído do Templo de Olímpia e lá mesmo havia sido destruída por um terremoto ocorrido em 1215.

0 comentários:

Postar um comentário

Regras para comentários:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
publicamos somente os comentários que tenham relação com o assunto da postagem.

Parcerias, Dicas e Sugestões entrar em Contato pelo Email: civilizacaoantiga@hotmail.com

Civilização Antiga © Copyright - Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.

Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)