História dos Povos da Antiguidade

22 de mai. de 2009

O Budismo

Religião fundada por Sidarta Gautama, o Buda.

O Budismo é uma religião que se desenvolveu na Índia e se espalhou por quase todo o continente asiático.

Sidarta Gautama nasceu no Himalaia, em 480 a.C. Membro de uma família rica, Gautama viveu luxuosamente até aos 29 anos.estátua de BudaContam os indianos que Buda ao sair pela primeira vez do seu palácio, encontrou a miséria por toda a parte, coisa que ele não conhecia. Na tentativa de encontrar as respostas para os sofrimentos humanos, Buda alcançou a iluminação, ou seja, o estado do Nirvana.

Os ensinamentos de Buda resumisse nos seguintes temas: nada é perfeito, a realidade é inevitável e não existe nada que seja indestrutível.

As quatro nobres verdades de Buda

1. A vida é dor
2. A causa da dor é o desejo
3. A dor termina com o fim do desejo
4. O fim do desejo termina com as praticas morais e da disciplina ascética.

Segundo o iluminado, enquanto o individuo não se libertar do desejo, estará submetido ao ciclo do renascimento.

O Budismo alcançou grande importância na Índia, no reino de Açoka ( século III a.C.). A religião espalhou-se por varias regiões como; Ceilão, Birmânia, Sião, Indochina, China, Japão, Tibete e Mongólia.

Na Índia o Budismo desapareceu devido a vários fatos fatores. As invasões dos muçulmanos na região e a reprovação do sistema de castas indiano fez com que o budismo desaparecesse na região.

O Budismo tem como principal referencia o Nirvana que é a ausência total do sofrimento, que só poderá ser alcançado pela sabedoria.

Para atingir o Nirvana, o budismo indica os caminhos a seguir:

Obster-se de pecar, possuir o conhecimento cientifico, não matar nem roubar, condenar a embriaguez e desenvolver a pratica das virtudes como a moralidade, a bondade e a paciência. Ao atingir a perfeição o ser humano pode tornar-se igual ao Buda.

O Buda viajou por toda a Índia com seus discípulos, ensinando e divulgando seus princípios às pessoas, por mais de 45 anos, até sua morte, aos 80 anos de idade.

Com a morte de Buda, realizou-se o Concílio Budista, reunião formada por 500 membros do Budismo. O objetivo desta reunião era coletar e organizar os ensinamentos do Buda, os quais são chamados de Dharma.

0 comentários:

Postar um comentário

Regras para comentários:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
publicamos somente os comentários que tenham relação com o assunto da postagem.

Parcerias, Dicas e Sugestões entrar em Contato pelo Email: civilizacaoantiga@hotmail.com

Civilização Antiga © Copyright - Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.

Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)