História dos Povos da Antiguidade

19 de mai de 2009

O Farol de Alexandria

Torre de mármore construída na cidade de Alexandria no Egito.

O Farol de Alexandria tinha o objetivo de guiar os navios da cidade em segurança até ao porto.

A construção recebeu o nome de Farol por estar localizado na Ilha de Pharos.

O monumento foi construído em 280 a.C. a mando do Faraó Ptolomeu II. O responsável pela obra foi o arquitecto Sóstrato de knidos.

Acreditasse que o farol tinha aproximadamente 130 metros de altura, no topo existia uma grande chama de fogo que com a ajuda de espelhos tinha o poder de iluminação aumentada. A obra de Sóstrato foi sem dúvida um marco da tecnologia da época é por isso o farol foi considerado uma das 7 Maravilhas.

Um grande número de homens trabalhavam no farol. Eles tinham a tarefa de levar madeira para manter acesa a chama do farol.

O Farol de Alexandria começou a se fragmentar com os frequentes tremores de terra que sacudiram a região de Alexandria. Depois de 15 séculos de existência o farol desmoronaria com os terremotos do século XIV.

No ano de 1994, um grupo de arqueólogos mergulhou as águas da região costeira da antiga Alexandria e encontraram grandes blocos de pedras que possivelmente pertenciam ao Farol de Alexandria.

0 comentários:

Postar um comentário

Regras para comentários:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
publicamos somente os comentários que tenham relação com o assunto da postagem.

Parcerias, Dicas e Sugestões entrar em Contato pelo Email: civilizacaoantiga@hotmail.com

Civilização Antiga © Copyright - Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.

Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)