História dos Povos da Antiguidade

28 de mai de 2009

O Império Inca

Império formado por indígenas na região dos Andes, América do Sul.

O Império Inca englobava as regiões do Peru, Equador, Bolívia e norte de Argentina e Chile.

Era um estado nação governado pelo Sapa Inca, Imperador também conhecido como Intip Cori, Filho do Sol. Segundo os historiadores, o Império Inca iniciou-se no século XII, tendo como primeiro governante Manco Capac. A Capital do Império era a Cidade de Cuzco, o Umbigo do Mundo.

Machu Piicchu
No reinado do Imperador Pachacuti, os incas passaram a expandir seus domínios. Valendo-se de um disciplinado exército, os incas formaram um grande império na América do Sul. Este império apaziguou varias tribos indígenas de diferentes idiomas. Com a formação do império, o Quichua passou a ser o idioma mais falado no território inca.

Organização Econômica e Social Inca

A sociedade inca era dominada pelo imperador, considerado um Deus por seus súditos. Os seus parentes assumiam as funções de chefes militares e líderes religiosos. Artesãos e camponeses formavam a camada menos favorecida da sociedade.

A maior parte da população vivia em Ayllu, aldeias. A maioria tornou-se agricultores que cultivavam diversos alimentos. Eles plantavam batatas, milho, pimentas, algodão, amendoim, mandioca e quinua.

Eles também praticavam a caça, usando flechas e zarabatanas. Os incas abatiam javalis, cervos, aves e peixes. Usavam um animal semelhante ao camelo como meio de transporte, o Ihama.

Os antigos chefes locais tornaram-se nobres com o titulo de Curacas. Eles continuaram a exercer a autoridade sobre as suas tribos, no entanto tiveram que jurar lealdade aos imperadores Incas.

Os produtos agrícolas eram aceito como pagamento de impostos aos curacas, que por sua vez entregavam uma parte ao imperador.

Com o crescimento do território, os Incas construíram estradas visando a integração das regiões do Império. Foi criado um sistema de correio conhecido como Chasqui. Um grupo de Chasquis, carteiros, revezavam de um posto ao outro na missão de entregar as mensagens oficiais do governo.

A Civilização Inca não desenvolveu uma escrita, para o registro de cálculos matemáticos eles usavam um feixe de cordas com nós atados, o Quipi. A posição de um nó na corda correspondia a um número pequeno ou grande.

Arte e Arquitetura Inca

A arquitetura inca era voltada para construção de templos religiosos. Como principais produções arquitetônicas temos o templo do Sol de Cuzco e de Titicaca, o templo de Vilkike e o templo do Aconcágua. A maioria dessas construções foram feitas sem o uso de argamassa, os blocos de pedras eram encaixados perfeitamente.

Os incas também se destacaram na confecção de tecidos e na ornamentação de jóias e objetos de ouro e prata.

A religião Inca

O principal deus Inca era Viracocha, criador do mundo. Havia também os Huacas, espíritos protetores, o principal deles era Inti, deus do Sol. Para a adoração a Inti era celebrado uma festa religiosa, o Inti Raymi, a festa do sol.

Montanhas e lagos também eram considerados huacas e por isso eram vistos como lugares sagrados para os incas.

Os incas acreditavam na imortalidade da alma. Assim como os egípcios, eles criaram um processo de mumificação do corpo.

O Fim do Império Inca

Muitas vezes a sucessão do império gerava disputas entre os membros da família imperial. Quando os espanhóis chegaram a região inca, os irmãos Atahualpa e Huascár brigavam pelo trono inca. O Império Inca se fragmentaria após ser derrotado pela expedição militar espanhola comandada por Francisco Pizarro.

Em 1911, arqueólogos norte-americanos encontraram uma fortaleza inca nas montanhas peruanas, a fortaleza de Machu-Picchu.

10 comentários:

  1. Está otimo , me ajudou muuito no trabalho de Geografia! Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo7/2/14

      eu estive LÁ e uma cultura e de uma energia tão positiva que vale a pena estudar e se puder fazer uma visita

      Excluir
  2. Foi super importante p/meu trabalho de História!

    ResponderExcluir
  3. NOSSA ESSE ASSUNTO E MUITO INTERESSANTE ME AJUDOU MUITO NO EXERCÍCIO QUE EU TIVE NA ESCOLA, MUITO OBRIGADO PELO A INFORMAÇÃO.

    ResponderExcluir
  4. OBRIGADA! ACHO QUE PODE ME AJUDAR NO PORTFÓLIO DE GEOGRAFIA!!! :)

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Muito bom texto, me ajudou muito a elaborar 15 questões com respostas para o meu trabalho.
    Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  6. obrigada!!! foi muito bom para meu trabalho de história, ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  7. - Nossa estão de parabéns, ótimo os textos, me ajudou pra caramba no trabalho de geografia !

    ResponderExcluir
  8. Anônimo17/2/14

    Ótimo texto me ajudou muito em 45 questões de historia .Texto muito legal vale a pena estudar isso!

    ResponderExcluir

Regras para comentários:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
publicamos somente os comentários que tenham relação com o assunto da postagem.

Parcerias, Dicas e Sugestões entrar em Contato pelo Email: civilizacaoantiga@hotmail.com

Civilização Antiga © Copyright - Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.

Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)