História dos Povos da Antiguidade

6 de mai de 2009

O Império Macedônico

Império formado pelo grande conquistador Alexandre, o Grande.

O Império Macedônico promoveu a integração do Ocidente grego com o Oriente persa.

A Macedônia era um reino situado ao norte da Grécia. A população da Macedônia era formada por agricultores a pastores que eram governados pelos grandes proprietários de terra e de escravos.Alexandre, O GrandeA História do Império Macedônico inicia-se com Filipe II em 359 a.C.. Após tornasse Rei, Filipe distribuiu as terras pertencentes a aristocracia para os camponeses.

Foi criado um governo centralizado forte militarmente e capaz de competir de igual para igual contra os povos da Grécia que os tachavam de Bárbaros.

Aproveitando-se do caos em que estava as cidades estados gregas em decorrencia da Guerra da Peloponeso, Filipe II conquistou toda a Grécia. Em 338 a.C os macedônicos derrotaram os gregos na Batalha de Queronéia. Com isso a Macedônia passou a exercer a tutela sobre o Mundo Grego.

Filipe II morreu assassinado dois anos depois. Em seu lugar assumiria o Império o seu filho, Alexandre Magno. As cidades gregas não aceitaram o jovem rei como soberano, rebelaram-se achando o momento ideal para se libertarem do domínio macedônico. Alexandre mostrou ser um hábil governante e conseguiu sufocar as rebeliões liderada pela Cidade de Tebas.

Contornado a situação na Grécia, o Império Macedônico voltou as suas atenções para o Oriente, onde a muito tempo os persas buscavam destruir a Civilização Grega.

A Macedônia iniciaria uma guerra contra o Império Persa, na época governado por Dario III. Quando iniciado as lutas, as Falanges Macedônicas mostraram-se superiores as tropas do Exército Persa.

Com a morte de Dario III, Alexandre tornou-se o senhor do Oriente, dono do maior Império da historia até então formado. O Império Macedônico ia da cidade de Pela na Macedônia até aos arredores da Índia. O gigantesco Império formado por Alexandre, o Grande, seria desfeito após a sua morte em 323 a.C.

Os principais generais macedônicos dividiram o império, formando reinos particulares na Ásia, no Egito e na Pérsia. Inicia-se assim o Período Helenístico, onde a cultura grega fundiu-se com os costumes dos povos do Oriente.

10 comentários:

  1. muito bom o artigo, bem esclarecedor!! Obg

    ResponderExcluir
  2. Achei um pouco resumido demais. Vocês poderiam argumentar sobre como o Alexandre virou "Alexandre O Grande". Mas, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo13/8/15

      Ele sempre foi "poderoso" mas o povo não queria ele como rei porque ele era muito novo ainda tinha só 20 anos, mas com muita determinação e força de vontade ele provou que era capaz de fazer o que fez.

      Excluir
  3. Qual é o nome da batalha vencida pelo Alexandre contra os tebanos?

    ResponderExcluir
  4. super legal maneiro

    ResponderExcluir
  5. Anônimo8/7/14

    top man

    ResponderExcluir
  6. Anônimo27/8/14

    Muito bom!

    ResponderExcluir
  7. Eu quero saber quais foram os povos dominados pela macedônia.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo26/10/15

    bom usei para estudar para prova

    ResponderExcluir

Regras para comentários:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
publicamos somente os comentários que tenham relação com o assunto da postagem.

Parcerias, Dicas e Sugestões entrar em Contato pelo Email: civilizacaoantiga@hotmail.com

Civilização Antiga © Copyright - Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.

Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)