História dos Povos da Antiguidade

19 de mai. de 2009

O Mausoléu de Halicarnasso

Enorme túmulo construído para abrigar aos restos mortais do Rei Mausolo.

O Mausoléu de Helicarnasso foi construído entre 353 a.C a 350 a.C.. Devido a sua beleza tornou-se uma das Sete Maravilhas.

Antes de se torna reino, Cária era uma província persa governada pelo próprio rei Mausolo.

Como os Persas não deram conta de administrar uma província tão distante, Mausolo criou o reino da Caria que teve como capital a Cidade de Halicarnasso.

O antigo Reino de Cária estava localizado na Ásia Menor onde hoje se situa a cidade de Brodun, Turquia.

Quando o Rei Mausolo morreu em 353 a.C, sua esposa irmã, Artemísia, mandou construir um belo monumento em sua homenagem.

A Rainha Artemísia contratou os melhores artistas gregos da época. dentre os quais destacasse os arquitectos gregos Sathiro e Pythos, os escultores Briáxis, Leócares, Escopas e Timóteo.

O Mausoléu tinha 50 metros de altura e cerca 1200 metros quadrados. No monumento havia também belas estátuas, nas paredes havia sido talhadas cenas que retratavam personagens do mundo grego.

O túmulo de Mausolo deu origem ao nome Mausoléu, nome pelo qual desiguinamos nos dias de hoje todos os túmulos de grandes dimensões.

O Mausoléu de Helicarnasso foi destruído aos poucos pelos frequentes terremotos ocorridos do século XI e século XV.

Os grandes blocos de mármore do mausoléu foram reaproveitados na Idade Media. Os habitantes da região fizeram novas habitações como as fortalezas e castelos medievais dos Cavaleiros de Malta.

No século XIX os britânicos vieram a região e levaram para o Museu Britânico uma grande parte das esculturas e blocos de pedra do Mausoléu.

0 comentários:

Postar um comentário

Regras para comentários:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
publicamos somente os comentários que tenham relação com o assunto da postagem.

Parcerias, Dicas e Sugestões entrar em Contato pelo Email: civilizacaoantiga@hotmail.com

Civilização Antiga © Copyright - Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.

Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)