História dos Povos da Antiguidade

2 de mai de 2009

Os Fenícios

Povo que consagrou-se como os maiores navegadores do Mundo Antigo.

Por volta de 2000 a.C., os Fenícios ocuparam uma estreita faixa de terra no mediterrâneo oriental.

Nos dias de hoje, o território da antiga civilização Fenícia corresponde as nações do Líbano e Síria.Civilização FeníciaFracassada a tentativa de praticar a agricultura em seus territórios, os Fenícios viram no comércio a principal fonte de riqueza das cidades.

O comércio feito com os povos egípcios e mesopotâmicos, fez com que os fenícios enricassem rapidamente. Foi ai então que eles decidiram expandir a atividade comercial em todo o mediterrâneo.

O cedro, objetos de metais, tecidos, cerâmicas, jóias e tinturas, eram os principais produtos comercializados pelos Fenícios.

O terra natal dos fenícios, possuía uma grande floresta repleta de Cedro, madeira usada na construção de embarcações. Valendo-se dessas embarcações, os Fenícios exploraram as regiões costeiras do Mar Mediterrâneo a procura de recursos minerais. Com a multiplicação das embarcações, a Fenícia transformou-se na maior potência marítima da antiguidade.

A Religião

As divindades fenícias estavam relacionadas a natureza. Em troca da fecundidade do solo e da abundância de uma boa colheita, os deuses exigiam oferendas. Para agradar aos seus deuses, os fenícios realizavam sacrifícios humanos.

Baal, Astartéia, Dagon, Ayan e Anat, eram os principais deuses da religião fenícia. Não foram construídos templos religiosos em homenagem a esses deuses, os cultos eram feitos ao ar livre.

A Sociedade Fenícia

A Civilização Fenícia era uma sociedade de mercadores. Sem governo centralizado, as Cidades de Biblos, Sidon e Tiro eram independentes uma das outras. Estas cidades eram governadas por ricos comerciantes e aristocratas. A população fenícia era formada de marinheiros, artífices, camponeses e escravos.

Por volta de 1400 a.C, os fenícios já eram os maiores comerciantes da antiguidade. Consagrados notáveis navegadores, fundaram povoados em varias regiões do Mediterrâneo. Com o aumento da população fenícia, eles fundaram colônias no Norte da África e na Península Ibérica, chegando até as ilhas britânicas banhada pelo Oceano Atlântico.

As principais colônias fenícias eram a Cidade de Cartago, Cadiz, Sicília e Chipre.

O maior legado dos fenícios foi a invenção do Alfabeto Fenício, sinais que correspondiam aos sons das consoantes. Os gregos copiaram este alfabeto e o difundiram em boa parte do mundo.

O território da Fenícia sempre foi cobiçado por outros povos da antiguidade. Em 330 a.C, a terra dos fenícios seria conquistada por Alexandre Magno da Macedônia.

As ricas colônias fundadas por eles no mediterrâneo seria absorvidas pelos romanos após as guerras púnicas, conflito que envolveu Cartago contra Roma.

Veja também: Os Romanos

6 comentários:

  1. Por favor, eu quero saber quais são os principais aspctos das colônias fenícias, será que vocês podem me ajudar por favor ? Quero a resposta amanhã no meu email, Bllz' ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo10/11/13

      os aspectos sao as ricas colonias

      Excluir
  2. Anônimo16/9/13

    beatriz por favor

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1/12/13

    ae não fala nada q eu estou procurando,por favor me ajudem a acha alguns nomes de colonias fenicias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo5/8/14

      sou esperto agora

      Excluir
    2. Anônimo5/8/14

      ola como vao

      Excluir

Regras para comentários:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
publicamos somente os comentários que tenham relação com o assunto da postagem.

Parcerias, Dicas e Sugestões entrar em Contato pelo Email: civilizacaoantiga@hotmail.com

Civilização Antiga © Copyright - Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.

Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)