História dos Povos da Antiguidade

8 de mai de 2009

Os Hebreus

Povo Semítico originário das regiões próximas a cidade de Ur, na Mesopotâmia.

Os Hebreus foram um dos primeiros povos da humanidade a acreditarem na existência de um único Deus no mundo.

A Bíblia Sagrada nos dar varias informações sobre a Civilização Hebraica desde o início de sua formação.Tábua dos Dez MandamentosPor volta de 1900 a.C., Iavé, Deus criador de todo o universo, escolheu Abraão para guiar os hebreus em direção a Terra Prometida.

Iavé, também chamado de Jeová, escolheu os hebreus como os seus seguidores. A Região da Palestina era a Terra que Deus prometeu aos hebreus.

Passado alguns séculos uma grande seca assolou a região de Canaã. Procurando uma terra fértil para a pratica da agricultura, os Hebreus emigraram para o Egito Antigo.

No Egipto eles estabeleceram uma convivência pacífica com os egpícios, mas após expulsão dos Hicsos, os Faraós passaram a usar os hebreus como escravos no Egito.

Em 1200 a.C. Moisés, hebreu que tinha grande prestigio na Sociedade Egípcia, liderou os hebreus numa fuga em massa em retorno a Palestina. A fuga ficou conhecida na Bíblia como Êxodos.

Por cerca de 40 anos os hebreus vagaram pelo deserto em direção a Palestina. Foi neste mesmo período que o profeta Moisés se dirigiu ao Monte Sinai para receber a Tábua dos Dez Mandamentos escrito por Deus.

Ao chegarem na Palestina, o território já estava ocupado por outros povos. Com a morte de Moisés a liderança ficou nas mãos de Josué que iniciou uma luta para reconquistar a terra prometida.

Primeiramente o poder foi entregue para líderes políticos e militares, os chamados Juízes, com isso os hebreus conseguiram expulsar os Cananeus e os Filisteus da Palestina.

Para melhor se defenderem, as 12 tribos hebraicas uniram-se sob a autoridade de um único Rei. Foi formado a Monarquia Hebraica que teve como primeiro soberano Saul.

No reinado de Davi, foi construído Jerusalém. O Período de esplendor da Monarquia ocorreu no governo do Rei Salomão.

As tribos que formavam a monarquia hebraica se desentenderam com o tempo, devido as grandes cobranças de impostos no Governo de Salomão. O problema gerado culminaria com a divisão da monarquia .

Foram formados dois governos, o Reino de Israel ao Norte tendo como capital a Sumaria e o Reino de Judá ao Sul com capital em Jerusalém. A desunião dos hebreus fez com que os dois reinos ficassem vulneráveis a invasões de outros povos.

Em 772 a.C., o Reino de Israel foi conquistado pelos Assírios e em 572 a.C. foi a vez do Reino de Judá cair nas mãos de estrangeiros.

Os Caldeus que haviam tomado dos assírios o controle da Mesopotâmia, destruíram Jerusalém e levaram os hebreus para a capital do Império Neobabilônio. O Episódio ficou conhecido como o Cativeiro da Babilônia.

Os persas conquistaram a Mesopotâmia e libertaram os hebreus permitindo que eles retornassem para a sua terra natal.

Mais tarde os hebreus seriam conquistados novamente. Primeiro foi Alexandre, o Grande e por último os Romanos em 134 d.C.

Os Hebreus foram expulsos da Palestina e dispersados por todo Império Romano. Tal acontecimento ficou conhecido como Diaspóra Judáica.

0 comentários:

Postar um comentário

Regras para comentários:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
publicamos somente os comentários que tenham relação com o assunto da postagem.

Parcerias, Dicas e Sugestões entrar em Contato pelo Email: civilizacaoantiga@hotmail.com

Civilização Antiga © Copyright - Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.

Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)