História dos Povos da Antiguidade

26/06/2009

A Civilização Indiana

Por Volta de 1500 a.C os arianos, povo de origem indo-europeia, invadiram o Vale do Rio Indo e conseguiram subjugar os Marajás, príncipes indianos.

A mistura dos Drávidas, antigos habitantes da Índia, com os arianos deu origem a Civilização Indiana. Antes da formação da sociedade indo-ariana, as populações arcaicas da Índia se aglomeraram nas cidades de Hararapa e Mohenjo Daro.

Ao longo de sua história a Índia caracterizou-se pela variedade de religiões praticadas em seu território.deuses da IndiaA Civilização Indiana, também conhecida como Civilização Hindu, no início de sua história teve como principal pilar da sociedade a religião do vedismo.

O Período Védico 1500 a 500

O período védico iniciou se por volta de 1500 a.C. e durou até o século VI a.C. O Império Indiano formado era controlado pelos arianos. A língua falada na região passou a ser o Sânscrito, uma mistura da língua primitiva com a língua ariana. Os arianos se achavam superiores aos habitantes nativos da Índia.

Para se perpetuarem no poder eles escreveram os Vedas, os livros do conhecimento. Segundo o Vedismo, todas as pessoas ao nascerem já tem seus destinos determinados pelos deuses. Baseado nestes preceitos a sociedade indiana foi divida em classes, as chamadas castas.

Os vedas são distribuídos em rigveda, yajurveda, samaveda e atarvaveda. São 4 livros sagrados escritos em Sânscrito.

Hoje no mundo indiano existem milhares de castas, mas no início da civilização existiam apenas 4 que são:

Brâmanes - Vieram da cabeça de Brahma, exercem a função de sacerdotes do vedismo, responsáveis pelos ensinamentos das leis de Brahma.

Xatrias - Oriundos dos braços de Brahma. Exercem a função de guerreiros e responsáveis pela liderança política.

Vaixias -Oriundos das pernas de Brahma. Exercem a função de comerciantes.

Sudras - Vindos dos pés de Brahma exercem a função de camponeses, artesãos e operários.

Parias - a classe mais discriminada da sociedade hindu. São considerados intocáveis, também conhecidos como Dalits.

Em 500 a.C. 16 reinos foram formados na Índia, as chamadas Mahajanapadas. Foi neste período em que o Vedismo deu lugar ao Bramanismo, religião criada a partir dos Upanixades, os últimos livros do Vedismo. Outro acontecimento marcante foi o surgimento do Budismo.

Ao longo de sua história a Índia foi invadida por vários povos estrangeiros cada um formando um Império no seu tempo.

Império Aquemênida - Os persas na época do reinado de Dario invadiram parte do território indiano. Em 520 a.C. foi formado o Império Aquemênida na Índia.

O Império de Alexandre - Alexandre, o Grande, em seu avanço pelo território persa chegou até a índia em 334 a.C.

Apesar do avanço de persas e gregos, boa parte dos reinos da Índia continuaram independentes pois ainda não tinham sido conquistados por completo pelos invasores.

Império Magadha

A Mahajanapada de Magadalha após dominar outros reinos regionais, passou a formar o Império Magadalha. No governo de Açoka, o império conseguiu expulsar os povos helênicos além de conquistar novos territórios.

Em 321 a.C. inicia se a dinastia Mauya, dinastia responsável pela unificação do território indiano. O Budismo passou a ser a religião praticada pelas regiões pertencentes ao reino Magadalha. A Dinastia Sunga substituiu os Mauryas e como consequência o budismo foi substituído dando lugar ao retorno do Bramanismo.

Já no Século VIII, desbravadores do Islã chegaram aos arredores da Índia e lá formaram estados muçulmanos. Seculos depois em 1206, foi formado o Sultano de Dheli que passou a controlar boa parte da Índia.

Em 1526 a unidade política islâmica foi quebrada pelo exército de Babur, o fundado do Imperio Mogol. Este império passou a englobar a maior parte do subcontinente indiano. O Imperio Mogol durou até 1858, ano em que a Grã-Betanha passou a controlar a região.

Em 1690, a Grã Bretanha já controlava boa parte do território indiano. O período de dominação britânica durou até 1920, ano em que um movimento nacionalista liderado por Ghandi visava derrotar os ingleses não pelas armas, mas sim por uma ação pacifica baseada na desobediência civil.

Em 1947 a Índia consegue sua independência, no entanto, a população de origem muçulmana preferiu que os territórios ocupados por eles passassem a formar um nova nação. Para tal proposito foi criado o Estado do Paquistão. Duas décadas depois outra parte do território indiano também viria a se emancipar dando origem ao Estado Bangladesh.

A Índia atual é o segundo país mais populoso do mundo. O último censo realizado indicava que a Índia pussuia uma população de aproximadamente 1,1 bilhão de pessoas. O Sistema de Castas foi abolido em 1950, mas ainda sim nos dias de hoje é praticado nas áreas rurais da Índia.

As Religiões da Índia

Vedismo - Antiga religião dos Hindus que passou a ter grande influência na Civilização Indiana, dividindo a sociedade em castas que não poderiam ser mudadas. Os deuses do vedismo estão relacionados as forças da natureza.

Bramanismo - Também conhecido como Hinduísmo, esta religião é originaria do Vedismo. Os hindus acreditam na reencarnação e evolução da alma. Na busca pela explicação das Castas, os hindus chegaram a conclusão de que a posição de um individuo na sociedade deve se ao Ciclo do Carma.

O Carma ensina que situação da vida atual de um individuo é consequência das ações cometidas por ele em vidas passadas. A alma passa por varias encarnações que só termina com o Moksha, o estágio final da libertação.

As principais divindades hindus são:

Brahma, criador de tudo
Vishnu - conservador
Shiva - destruidor.

Budismo - Religião fundada no século V por Sidarta Gautama, o Buda . Na Índia o budismo ganhou um grande número de adeptos devido a doutrina se opor ao sistema de castas que discriminava a maioria da população hindu. O budismo baseia-se em quatro nobres verdades que são:

A vida é dor.
A causa da dor é o desejo.
O fim da dor termina com o fim do desejo.
O fim do desejo é obtido com a pratica de ações e pensamentos corretos.

A diversidade de religiões da Civilização Indiana a diferencia das outras demais. Na Índia existem também praticantes do jainismo, islamismo e cristianismo.

20 comentários:

  1. Adorei o texto fala sobre muitas coisas bem interessantes e cita-se bastantes curiosidades , mas claro poderia ter mais imagens!!!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo29/8/13

    O texto e bem interessante, tirei o meu proveito

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1/9/13

    Fiz um ttrabaalho sobre este assunto,e pesquiseei aqui tirei 10,0 adorei obrigado.e também pelo interesse da história. obrigada,obrigada mesmo... rsrs.

    ResponderExcluir
  4. valeu vai me ajudar na nota de TRABALHO

    ResponderExcluir
  5. Anônimo11/9/13

    adorei vou tirar a nota máxima kkkkkkk obrigada mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo19/9/13

    adorei,vou tirar nota 10

    ResponderExcluir
  7. Anônimo18/11/13

    falta muita coisa .........

    ResponderExcluir
  8. Anônimo14/3/14

    Me ajudou bastante tirei uma nota muito boa no seminario que participei obrigado!

    ResponderExcluir
  9. Anônimo9/4/14

    very good

    ResponderExcluir
  10. Anônimo12/5/14

    Obrigado acho que me ajudou muito so vou saber na NOTA rsrarsrsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  11. Anônimo12/5/14

    Tank yoy foi otimo para mim ...kkk nota otima

    ResponderExcluir
  12. Anônimo14/5/14

    Vai ajudar eu tirar nota maxima mo Trabalho ;))

    ResponderExcluir
  13. Anônimo2/6/14

    obrigada me ajudo bastante

    ResponderExcluir
  14. Anônimo9/6/14

    muito legal

    ResponderExcluir
  15. João4/8/14

    Muito bom, essa BLOG, está me ajudando em todos os trabalhos de história!

    Civilização Antiga
    Like

    ResponderExcluir
  16. Anônimo25/8/14

    Muito bom, está me ajudando muito no trabalho de portugues!

    ResponderExcluir

Regras para comentários:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
publicamos somente os comentários que tenham relação com o assunto da postagem.

Parcerias, Dicas e Sugestões entrar em Contato pelo Email: civilizacaoantiga@hotmail.com

Civilização Antiga © Copyright - Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.

Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)