História dos Povos da Antiguidade

30 de jun de 2009

O Cristianismo

Religião Monoteísta fundada por Jesus Cristo de Nazaré.

O Cristianismo é baseado nos ensinamentos de Cristo, o redentor da humanidade.

Os fundamentos do Cristianismo estão contidos no Novo Testamento da Bíblia Sagrada. Jesus, O Messias, nasceu na Palestina na época em que Roma controlava o Mundo.Bíblia SagradaO Deus do Cristianismo é o mesmo Deus que os judeus veneram, porém as duas religiões discordam num ponto. Os cristãos acreditam na Santíssima Trindade, onde Deus é Pai, Filho e Espírito Santo. Já os judeus acreditam que Deus é um ser único.

Aos 30 anos de idade Jesus Cristo iniciou a pregação de sua doutrina. Com palavras sábias e ações milagrosas, o Filho de Deus atraiu um grande número de discípulos.

O Antigo Testamento fala sobre um Messias que salvaria o povo de Deus, os judeus. No entanto, os sacerdotes hebreus da época não depositaram confiança em Jesus e o negaram como Messias. Jesus foi entregue pelos próprios hebreus as autoridades romanas. Diziam eles que Jesus conspirava contra o Imperador Romano almejando o seu lugar.

Aos 33 anos de idade, Cristo morreu na Cruz por aqueles cuja almas queria salvar. Três dias depois, ele ressuscitou provando a sua divindade.

Jesus foi enviado a terra por Deus com o propósito de redimir a humanidade dos pecados. Após o seu retorno ao Céu, seus apóstolos difundiram seus ensinamentos pelo mundo.

Em Roma, Pedro e Paulo haviam fundado comunidades cristãs. No início os cristãos foram perseguidos pelos romanos devido ao fato de eles se negarem a cultuarem os deuses pagãos de Roma. Muitos deles foram torturados e jogados as feras nos espetáculos romanos.

Essa situação mudou em 313, ano em que o Imperador Constantino assinou o Edito de Milão, permitindo a liberdade religiosa. O Cristianismo passou a ser uma religião pertencente a cultura romana.

Já em 391, o Imperador Teodósio converteu-se ao Cristianismo, fazendo com que a religião passasse a ser a religião oficial do Império.

O Cristianismo ensina que a pratica da Fé e o cumprimento dos mandamentos de Deus leva a salvação eterna da alma. Já para aqueles que não se arrependerem restará apenas o inferno onde existe o sofrimento eterno. Jesus é quem julgará os pecados dos seres humanos, seu retorno a terra será com esse propósito.

Nos dias de hoje os ensinamentos da fé cristã são ensinados em várias vertentes do cristianismo, porém as principais igrejas são a Católica, Protestante e Ortodoxa.

Calcula se que atualmente 1/3 da população mundial seja cristã, tendo o Brasil como o país em que se concentra a maior população católica do mundo.

Veja também: O Império Romano

0 comentários:

Postar um comentário

Regras para comentários:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
publicamos somente os comentários que tenham relação com o assunto da postagem.

Parcerias, Dicas e Sugestões entrar em Contato pelo Email: civilizacaoantiga@hotmail.com

Civilização Antiga © Copyright - Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.

Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)