História dos Povos da Antiguidade

27/07/2009

A Civilização Chinesa

Ás margens do Rio Huang Ho, nasceu uma das civilizações mais antigas do mundo, a Civilização Chinesa.

Acreditasse que por volta de 5000 a.C., a China Antiga era habitada por povos bastantes evoluídos.

Os primitivos chineses praticavam a agricultura e domesticavam carneiros, porcos, bois e cachorros. As águas do rio Huang Ho, o rio Amarelo, foi essencial para o desenvolvimento da Civilização Chinesa.

A arte também era bastante evoluída, chegando ao seu apogeu no período da Cultura Long Shan (2500 a.C -1900 a.C).

Império Chinês
Em meados de 1500 a.C., foi criado o império do Centro governado pelo Filho do Céu, representante de Deus na terra e que exercia a função de chefe político e religioso.

Com a criação da unidade política surge também as primeiras cidades Palácios, comunidades rodeadas por muralhas. A sociedade era dividida em dois grupos extremos que são:

Nobres - Grupo de pessoas que descendiam de um grande clã ancestral. Eram grandes proprietários de terras.

Camponeses - pessoas que viviam no campo, responsáveis pelo cultivo das terras agrícolas. Eram os camponeses que sustentavam o luxo da nobreza.

A agricultura foi a principal atividade econômica da China Antiga. Com o crescimento da civilização chinesa, a sociedade passou a ser dividida em 4 grupos distintos.

1. Imperadores, Nobres e Altos Funcionários.
2. Artesãos, Mercadores e Letrados.
3. Camponeses
4. Escravos

Com o passar dos séculos, o Império Central foi enfraquecendo-se. Na dinastia Xia o território chinês foi dividido em 9 províncias. Com a autonomia política adquirida, as províncias chinesas passaram a disputar o poder central.

Por volta de 1760 a.C., a província Shang, governada por Cheng Tang conseguiu submeter as outras províncias chinesas sob o seu domínio.

Em meados do século XII a.C., os Chou, vindos da região do rio Wei, invadiram e conquistaram o território chinês controlado pela dinastia Shang. A dinastia Chou foi a que mais durou no poder chinês, governando até o século III a.C. Neste período foi introduzido na China a metalurgia do ferro.

A dinastia Chou entraria em colapso após inúmeras guerras movidas pela cobiça do poder chinês entre os membros da família real chinesa, fato que fez com que o território se fragmentasse.

Em 221 a.C., Quin Che Huang Ti conquista os reinos vizinhos e tornasse o primeiro Imperador da China Unificada. Para melhor proteger o Império Chinês das invasões estrangeiras, Quin inicia a construção das famosas Muralhas da China. A Dinastia Quin chegaria ao fim com a morte de Che Huang Di.

Após a morte de Che Huang Ti, a dinastia Han assume o poder chinês. Esta dinastia aumentou o domínio chinês a estender suas influencias sobre as regiões da Coreia, Mongólia e Vietnã. O mandarim passou a ser a língua oficial do império.

Devido ao comércio com o Ocidente (rota da seda), dominado pela Civilização Romana, surgiu na China uma nobreza interessada pela arte. Influenciados pelas obras dos filósofos Confúcio e Lao Tsé, os imperadores da dinastia Han tentaram governar a China com sabedoria.

A dinastia Han chegaria ao fim em 220 d.C. O Império Chinês seria sacudido pelos invasores mongóis somando a isso as disputas internas que fizeram com que a China ficasse dividida em três reinos.

As outras dinastias surgidas na China foram; a Dinastia Jin, Dinastia Sui, Dinastia Tang, Dinastia Yuan, Dinastia Ming entre outras.

Em 1644, povos estrangeiros conquistam a China e fundaram a Dinastia Qing. Já no Século XIX, o Império Qing tornou-se decadente e incapaz de libertasse da dominação de países estrangeiros como Inglaterra e Estados Unidos.

O Império Chinês buscando impor sua soberania sobre seu próprio território, proibiu o comercio de opio na China, iniciando uma guerra contra as nações ocidentais. Em 1840 a Inglaterra juntamente com outras potências ocidentais venceu a China na Guerra do Opio. Derrotada a China teve que acatar as decisões estrangeiras que aumentaram ainda mais suas áreas de influência sobre o território chinês.

Em 1912 nacionalistas chineses, liderados por Sun Yat Sen, derrubaram a Dinastia Qin e fundaram a Primeira República Chinesa, conquistando assim uma maior autonomia para China.

Nas décadas seguintes houve um desentendimento entre nacionalistas e comunistas da China, fato que desencadeou uma guerra civil que só terminaria em 1949 com a vitoria dos comunistas liderados por Mao-Tse-Tung.

Atualmente a China é o país mais populoso do mundo e que vive uma controvérsia: Um nação governada por políticos comunista mas com economia tipicamente capitalista

14 comentários:

  1. muito legal esse blog, eu acho muito interesante e se possível quero q vc mande sempre atualizações pro me email:iza.nascoli@gmail.com.
    bjusssss!

    ResponderExcluir
  2. muito legal esse blog, eu acho muito interesante e se possível quero q vc mande sempre atualizações pro me email:arthur_brabo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. ótima matéria e ótimo blog se vcs puderem pf mandem atualizações interessantes sobre história das civilizações antigas, principalmente da mesopotâmia,antigo egito ,china e índia.

    não quero divulgar o meu email,mas vou enviar um email dizendo!

    obrigado!!!

    ResponderExcluir
  4. Em relação a muralha da china o nome do imperador é Qin shi Huang Di e não Qin shi huang Ti como foi dito!

    ResponderExcluir
  5. outro erro no nome dele é que no lugar de Che huang é Shi. de acordo com o livro observatorio de geografia territorios da globalização

    ResponderExcluir
  6. mto bom isso vai me ajudar muito

    ResponderExcluir
  7. Me ajudou a Bessa \0/

    ResponderExcluir
  8. Anônimo10/9/13

    nossa esse conteudo e mto bom ta me ajudando bastante sobre o tema denominado....graças a esse conteudo to crente q vou tirar nota maxima no trabalho de historia\0/

    ResponderExcluir
  9. Anônimo20/9/13

    Artigo excelente! Muito completo e sucinto. Um dos melhores que vi sobre o tema. Adorei!

    ResponderExcluir
  10. Anônimo20/9/13

    O artigo é incrível, mas convém uma observação. A China é um paíos que usa o "rótulo comunista como fora de auto-promoção, logo nãio convém dizer 'controlado por um governo agarrado aos preceitos do comunismo mas com economia capitalista', afinal, maior contradição do que esta não há! Deveria ser revista esta última informação.

    De qualquer forma, muito útil o texto. Gostei bastante.

    ResponderExcluir

Regras para comentários:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
publicamos somente os comentários que tenham relação com o assunto da postagem.

Parcerias, Dicas e Sugestões entrar em Contato pelo Email: civilizacaoantiga@hotmail.com

Civilização Antiga © Copyright - Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.

Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)