História dos Povos da Antiguidade

14 de jul de 2009

A Inquisição Católica

Na Idade Média, o maior bem que o individuo poderia alcançar era a salvação eterna, alcançada por meio da fé católica.

Criado em 1231 pelo Papa Gregório, o Tribunal do Santo Oficio, Inquisição, tinha a função de julgar e punir os acusados de propagar idéias e praticas reprovadas pela Igreja Católica.

A instituição católica considerava heresia todo o pensamento contrário a sua doutrina. As confissões eram obtidas através de torturas cruéis. As punições iam de excomungações a morte.heresiaO juiz inquisidor não era obrigado a conferir a verdade antes de promulgar a sentença, cabia ao acusado apresentar provas de sua inocência.

Os acusados de heresia eram julgados em praça pública na cerimonia de condenação que ficou conhecida como Autos-da-Fé. Covardemente as vitimas eram queimadas vivas. O individuo que reconhecesse o seus pecados no último momento, ganharia a misericórdia de ser estrangulado antes de se acender o fogo.

Na Idade Média ser cristão era comum, todos pensavam iguais. Um herege era entendido como aquele que pensava diferente, contrário ao pensamento da sociedade medieval cristã.

Na Espanha, os reis católicos Fernando e Isabel, criaram em 1478 o Tribunal do Santo Oficio espanhol.

Ao contrario da Inquisição criado pelo Papa Gregório IX, Inquisição espanhola era subordinada ao estado, ou seja, a realeza.

Esta inquisição caçava os Marranos, judeus que se convertiam ao catolicismo para fugir das perseguições religiosas. Os judeus marranos continuavam praticando a religião judaica em segredo.

Muitos destes marranos se refugiaram em Portugal, onde ficaram conhecidos como cristãos novos. Os marranos ficaram seguros em Portugal até 1536, ano em que o Rei Dom João III por pressão da Espanha instalou a Inquisição no país.

Com a descoberta das Américas, os inquisidores junto com as companhias religiosas, cometeram um verdadeiro genocídio contra as populações indígenas americanas. Milhares de indígenas foram assassinados em nome de Deus. Os nativos tinham que ser convertidos por bem ou por mal.

A Inquisição durou mais de seis séculos. Em Portugal ela acabou somente em 1821. Na Espanha foi abolida definitivamente em 1834.

0 comentários:

Postar um comentário

Regras para comentários:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
publicamos somente os comentários que tenham relação com o assunto da postagem.

Parcerias, Dicas e Sugestões entrar em Contato pelo Email: civilizacaoantiga@hotmail.com

Civilização Antiga © Copyright - Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.

Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)