História dos Povos da Antiguidade

1 de jul. de 2009

A Civilização Asteca

Civilização Mesoamericana formada pelos índios mexicas no Vale do México.

Na época em que os espanhóis chegaram a América depararam-se com uma sociedade bastante evoluída, a Civilização Asteca.

Na América Central, indígenas americanos haviam formado o Império Asteca que ao longo de sua história foi governada por imperadores conhecidos como Hueyi Tlatoani, em português, Grande Orador.

escultura asteca
A língua falada pela Civilização Asteca era o Nahuatl. A escrita nahuatl, era uma escrita pictográfica baseada em imagens de animais, plantas e fenômenos climáticos como o vento e chuva. Tal escrita não chegou a ser decifrada porque os conquistadores espanhóis destruíram rapidamente a maior parte dos documentos astecas escritos com a simbologia da língua nahuatl.

Descendentes dos Toltecas, os Astecas construíram próximo ao lago Texacoco a cidade de Techtitlan que tornou-se a capital do Império. Foi formada uma aliança militar com as cidades de Texacoco e Tlacopán que serviriam de bases militares.Os astecas em sua expansão territorial conquistaram vários povos indígenas.

A Organização da Sociedade Asteca

Os imperadores astecas possuíam poderes absolutos sobre a sociedade. Um grande conselho formado por chefes militares auxiliava esses imperadores a tomar as decisões políticas.

A sociedade estava dividida em dois grupos extremos. A classe mais alta era formada pelos Pipiltin, membros da família real, sacerdotes, chefes guerreiros e altos funcionários.

A classe menos favorecida era formada por comerciantes artesãos, os chamados pochtecas, seguidos dos camponeses e pessoas escravizadas por dividas ou por guerras.

Economia Asteca

A principal atividade econômica asteca era a agricultura, bastante desenvolvida por eles possuírem avançado conhecimento de técnicas agrícolas. Os principais produtos cultivados eram o milho, batata, feijão, abóbora, inhame. O comércio era movido por escambo de mercadorias. Sementes de cacau eram usadas como moeda de troca.

Arquitetura Asteca

Os astecas destacaram-se na arquitetura, pavimentaram ruas, construíram grandes templos religiosos, pirâmides com escadas e diversas construções com arcos de pedra.

Religião Asteca

Os astecas adoravam deuses sanguinários, em troca de bênçãos esses deuses exigiam sacrifícios humanos. As oferendas eram feitas com frequência. Os principais deuses da religião asteca eram:

Huitzilopochtli - Deus da guerra e do Sol. Em sua homenagem os astecas ofereciam o coração de um guerreiro sacrificado.

Tlaloc - Deus da chuva e dos fenômenos reluzentes. Crianças eram sacrificadas em sua homenagem.

Quetzalcóatl - Deus em forma de serpente emplumada. Representava a sabedoria e o conhecimento.

O Fim da Civilização Asteca

Quando Hernán Cortés chegou a América, foi recebido por nativos indígenas que ficaram conhecidos como os índios amigos.

Eles relataram a Córtes a existência de um império que guardava em sua capital uma grande riqueza em ouro. Disseram também que eles eram obrigados a pagar pesados tributos a este império e estavam insatisfeitos com essa situação.

Os espanhóis aproveitaram-se da insatisfação destes povos e lhe propuseram uma aliança militar para destruir o governo asteca. Almejando a destruição e as riquezas asteca, a expedição de Cortes foi em direção a capital de Techtitlan.

O conquistador Espanhol chegou a cidade em Novembro de 1519. Cortez e sua comitiva foram tratados com cordialidade por Montezuma II, Imperador Asteca.

A primeira vista os astecas acreditaram que os espanhóis eram enviados dos deuses. Ao conquistarem a confiança dos astecas, os espanhóis os atacaram traiçoeiramente. Em certa ocasião, um grande número de nativos estava reunido num templo religioso. Uma das tropas espanholas comandada por Pedro de Alvarado fecharam as portas do templo e mataram todos que estavam ali dentro.

Cortes afirmou não saber do ocorrido, justificando ainda que não havia mandado tal ordem as suas tropas. Já era tarde demais para desculpas, a noticia do massacre chegou a todo o império.

Os astecas, indignados com o massacre, mataram metade das tropas espanholas que estavam aos arredores do império. O líder espanhol pediu reforços a Espanha e voltou ao território asteca em Agosto de 1521.

Liderados por Cuauhtémoc, os astecas resistiram até ao último homem. Com grande violência e crueldade as tropas espanholas conseguiram destruir o Império Asteca com a ajuda dos índios amigos. Era o fim da civilização asteca.

A conquista da América pelos europeus ocorreu de forma bárbara. Em nome da Igreja Cristã os espanhóis praticaram um verdadeiro Holocausto contra a civilização mesoamericana.

10 comentários:

  1. Gostei sim do texo mas nao era especificamente oque eu procurava

    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. vou dar uma dica!coloquem tambem a lingua falada!muita gete procura isso!

    ResponderExcluir
  3. muuito boom! Obrigada por existir esse blog sem voces levaria um 0 bem redondo . Deus abençoe voces :D

    ResponderExcluir
  4. GOSTEI MUITO DESSE TEXTO, MAS DA PRÓXIMA TENTEM COLOCAR TAMBÉM OS ESTILO DE VIDA, A LINGUÁ FALADA E A CULTURA DE VIDA...

    ResponderExcluir
  5. muito bon queridos!!!!

    ResponderExcluir
  6. Gente ele colocou sim a linguá falada. Que e o Nahuatl.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo17/11/13

    Gostei do texto , vai me ajudar a tirar um dez em História *---*

    ResponderExcluir
  8. Anônimo14/8/14

    é foi últil :v

    ResponderExcluir
  9. Anônimo2/9/14

    muito legal ! me ajudou muito ☺

    ResponderExcluir

Regras para comentários:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
publicamos somente os comentários que tenham relação com o assunto da postagem.

Parcerias, Dicas e Sugestões entrar em Contato pelo Email: civilizacaoantiga@hotmail.com

Civilização Antiga © Copyright - Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.

Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)