História dos Povos da Antiguidade

18 de out de 2011

Os Vikings

Povo de origem nórdica que antigamente habitava a região da Escandinávia.

Os vikings eram um povo guerreiro e colonizador que exploraram regiões da Europa e do Atlântico Norte.

Eram navegadores destemidos que dominaram as principais rotas de navegação da Idade Média.Drakkar VikingA História dos Vikings

Os vikings descendiam dos povos indo-europeus. Eram um dos Povos Bárbaros que se tornaram hábeis navegadores. Os vikings viviam na regiões escandinavas que hoje correspondem aos países da Noruega, Suécia e Dinamarca.

Com o crescimento de sua população, os vikings precisaram encontrar novas terras para se estabelecerem. Ao tomarem conhecimento da existência de terras além mar, os vikings passaram a praticar intensamente a navegação.

Os navios vikings navegavam pelo desconhecido afim de encontrar novas terras. Foram encontrado por eles diversas terras já habitadas.

Os navios vikings eram embarcações movidas a vela e a remo. Eram capazes de navegar tanto em marés e oceanos como em rios de águas rasas.

As principais embarcações vikings eram:

Dracar - embarcação que tinha em sua proa uma cabeça em forma de Dragão.
Knorr - barco rasante com cerca de 20 metros de comprimento e 5 de largura.

Cultura e Religião Viking

Os Vikings eram de origem indo-europeia e por isso adoravam os mesmos deuses que os germânicos. Cultuavam também seus ancestrais em busca de proteção.

O maior dos deuses vikings era Odin, o Deus da Guerra. O oposto de Odin era Freya deusa da paz e da fertilidade. Em elevada adoração estava também Thor, o Deus do Trovão.

O paraíso viking era a Valhala, lugar de descanso onde somente as almas dos mortos em combate iriam. As almas destes guerreiros mortos seriam entregues as Valkirias, mulheres guerreiras responsáveis pela entrega das almas a Valhala.

Os vikings acreditavam também no Ragnarok, batalha catastrófica que culminaria com a morte de seus deuses e como consequência disto a destruição total do mundo.

A Era Viking

A Era Vinking foi um período que durou pouco mais de trés séculos. Teve início na Inglaterra com o assalto viking ao mosteiro de Lindisfarne em 793, e terminou com a conquista da Inglaterra pelos Normandos em 1066.

Os vikigs não eram somente conhecidos por ser hábeis navegadores, eles também tinham a fama de ser um povo guerreiro e cruel. Por onde passavam os Vikings deixavam um rastro de terror e destruição.

Os vikings noruegueses atacaram e exploraram regiões que hoje correspondem a Irlanda, Escócia, Islândia e Groenlândia. Entre os vinkings noruegueses estava Erick, o Vermelho, personagem histórico que após ser expulso da Noruega colonizou a Islândia e depois a Groenlândia.

Os Vikings dinamarqueses conquistaram parte dos territórios da Inglaterra e França e lá passaram a ser chamados de Normandos. Já os Vikings suecos foram em direção ao leste da Europa e fundaram povoados no território da atual Ucrânia.

A conquista da Inglaterra pelos Normandos em 1066 significou uma profunda mudança de valores dos Vinkings. Os normandos se converteram ao cristianismo e passaram a difundir a nova religião pela região da Escandinávia.

Convertidos ao Cristianismo, os vikings renunciaram a guerra e a violência cultuada em nome de seus antigos deuses pagãos que valorizavam a luta e a coragem.

Os Vikings descobriram a América?

Um grupo de historiadores conseguiram provar com evidências arqueológicas que os Vikings chegaram na América antes mesmo de Cristóvão Colombo. Por volta do ano 1000 o viking Leif Eriksson, filho de Eric, o Vermelho, havia desembarcado nas terras do atual Canadá. Lá Leif Eriksson havia tentado sem sucesso fundar uma colonia chamada Vinland.

Por que os Vikings usavam capacetes com chifres?

Os vikings nunca usaram capacetes com chifres. Esta ideia de guerreiros vikings com elmos com chifres foi difundido pelas óperas do século XIX que contavam a história dos Vikings.

Os elmos dos guerreiros vikings na verdade eram de forma cônica, iguais aos elmos de outros povos bárbaros.

12 comentários:

  1. Porque dizem que os vikings matavam dragões?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo26/12/13

      Bom, exatamente não sei, mas deve ser porque dragões são da mitologia nórdica(tirando aquele dragão sem asa que é da mitologia chinesa)

      Excluir
    2. Qualquer cultura ao redor do mundo todo tem histórias de dragões de uma forma ou outra. Alguns são serpentes aladas , ou um corpo pesado com asas. Os dragões são mostrados com quatro pernas, duas pernas , até mesmo seis membros, ou nenhuma perna. Alguns tem chifres, outros tem spikes no final da cauda. Outros tem antenas como essas que os nossos insetos possuem. Em qualquer forma ou tipo, os dragões são reconhecidos e os humanos tem um conhecimento desse poder, mesmo que de forma inconsciente, e isto é algo que a sociedade não pode mudar.
      Texto por Draecarys.

      Excluir
  2. Adorei essa materia sempre tive curiosidade sobre a historia dos vikings e essa materia me esclareceu muito.Mais eu gostaria de fazer uma pergunta luck era deus de que?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo11/11/13

      LOKI* deus do submundo, da trapaça.

      Excluir
  3. karol lima19/3/14

    LOKI sempre invegoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pare de debochar de um Deus.

      Excluir
  4. Anônimo23/3/14

    É invejoso!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo3/4/14

    porque os vikings navegavam em barcos não é os piratas que fasem isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos povos navegavam para comercializar , colonizar e tomar terras,alem de explorar

      Excluir
  6. Anônimo22/4/14

    Gente alguém sabe como viviam os vikin

    ResponderExcluir
  7. Anônimo20/7/14

    Escrever um deus qualquer com d maiusculo e uma afronta a nosso Deus unico
    Jeova.

    ResponderExcluir

Regras para comentários:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
publicamos somente os comentários que tenham relação com o assunto da postagem.

Parcerias, Dicas e Sugestões entrar em Contato pelo Email: civilizacaoantiga@hotmail.com

Civilização Antiga © Copyright - Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.

Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)