História dos Povos da Antiguidade

6 de nov. de 2011

Os Celtas

Povo místico que habitou o continente Europeu entre 2000 a.C. e 400 d.C..

Os celtas descendiam das tribos indo-europeias. São atribuído a eles a introdução da metalurgia na Europa, dando inicio a idade do ferro nesta região.

Os historiadores gregos foram um dos primeiros a mencionarem os celtas em seus livros. Os gregos os chamavam de Keltoi, mais tarde eles seriam chamados pelos Povos Romanos de Celtae.

Civilização Celta
Os Celtas já habitaram as regiões que hoje pertencem as nações do Reino Unido, Portugal, França e Espanha, Bélgica e Alemanha.

Estavam divididos em varias tribos com diferentes nomes. As tribos que sobreviveram ao tempo foram as dos bretões, gauleses, celtiberos e hibérnios.

Por volta do ano 2.000 a.C, essas tribos já ocupavam a maior parte do continente europeu. Estudiosos da atualidade acreditam que as primeiras tribos celtas estavam concentradas na Península Ibérica. Partindo desta região eles imigraram para o restante da Europa. Esta teoria ganhou força após os estudos realizados pelo geneticista Daniel Bradley que comprovou que os traços genéticos dos celtas eram mais forte nos habitantes da Península Ibérica com relação aos habitantes de outras regiões da Europa.

Vestígios da Civilização Celta foram encontrados por toda a Europa. Os achados mais importantes foram os sítios arqueológicos de Hallstatt e da La Tène. Nesses sítios foram encontrados equipamentos de guerra como espadas, escudos e elmos e outros utensílios como vasos, braceletes e broches.

A sociedade celta tinha como principal pilar o clã tribal, grupo composto por pessoas de mesmo parentesco. Com o tempo a sociedade celta passou a ser dividida em classes, tese defendida pela descoberta de túmulos diferenciados dos outros túmulos celtas encontrados.

Os druidas, uma espécie de líder comunitário e sacerdote da religião celta, era uma das figuras mais respeitadas na sociedade céltica. Os druidas eram os homens mais instruídos da sociedade celta, seus conhecimentos iam da medicina natural até a astronomia. O Druida mais conhecido da história foi Merlim.

A Religião Celta

A religião celta tinha como principal característica o animismo, ou seja, a crença que todos elementos da natureza fazia parte do divino. A própria terra era vista como templo religioso e por isso os celtas faziam os seus rituais ao ar livre.

Algumas das celebrações de cunho religioso dos celtas eram:

Imbolc – celebração celta em comemoração ao começo da vida na natureza ao final do inverno.
Samhain – a festa em homenagem aos mortos.

Os celtas também eram politeístas, a grande quantidade de tribos refletiria na adoração de muitas divindades. Eles não eram muito adeptos da escrita, e por isso sabemos muito poucos de seus deuses. Os antigos romanos foram os primeiros a relatar e escrever sobre os deuses celtas.

Os mais conhecidos deuses celtas relatados por eles foram; Dagda, Danu, Sucellus, Epona, Goibiniu, Slough Feg e Taranis.

Um pequeno grupo de historiadores acreditam que os Celtas para satisfazerem seus deuses realizavam oferendas humana. Alguns sacrifícios eram feitos num ritual conhecido como Homem de Vime. Um grande boneco de palha era feito e dentro dele era posto um ser humano oferecido como sacrifício. Ao final da cerimônia realizada por um druida, os celtas ateavam fogo na vitima que queimava juntamente com o boneco de vime.

O Fim da Civilização Celta 

Organizados em tribos independentes , os celtas não conseguiram resistir por muito tempo ao avanço do Império Romano que conquistou as principais regiões célticas. Os últimos redutos da civilização celta passaram a ser a Escócia, a Irlanda e o Pais de Gales.

Os celtas que viveram nessas regiões conseguiram por algum tempo resistir a influência da civilização romana, pois estavam distantes de suas fronteiras.

A identidade cultural dos últimos remanescentes da civilização celta seriam perdidas com a chegada dos romanos na Escócia e Irlanda. Esses países foram convertidos ao cristianismo defendido por Roma.

10 comentários:

  1. Os povos primitivos da América do Sul também cometiam práticas sacrificiais humanas ás suas divindades.Isso foi constatado pelos navegadores ocidentais quando chegaram a essas paragens, muito tempo antes do recuo dos celtas provocado pelas invasões dos romanos.
    Seria possível obter-se mais informações dos celtas em geral e da sua religião em particular?

    ResponderExcluir
  2. Mantenho o interesse em receber mais informações sobre os rituais religiosos deste povo.

    ResponderExcluir
  3. Juvenal, como mencionado no texto, os celtas eram politeístas assim como quase todos os povos da antiguidade,

    Pouco se sabe dos deuses cultuados pelos celtas tendo em vista que muitas dessas tribos não desenvolveram a escrita.

    Gregos e romanos foram os primeiros a relatarem os cultos e rituais dos celtas, mas tais informações não foram o bastante para distinguirmos com clareza os deuses da religião celta.

    ResponderExcluir
  4. As palavras Keltoi e Celtae foram respectivamente cunhadas pelos Gregos e pelos Romanos a partir do nome pelo qual era conhecido o povo que vivia naquilo que hoje é o Alentejo. Esse povo do sudoeste da Península Ibérica chamava-se Celtici (Célticos).

    ResponderExcluir
  5. Ótimo texto. Você poderia citar a sua fonte bibliográfica para eu aprofundar meus estudos? Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo27/1/14

    Olha, não conheço afundo a história do Povo Celta, mas sinto uma "química" tão profunda que me causa inspiração. Gosto da cultura, do povo. Realmente me identifico. Tenho alguns Cd´s de músicas instrumentais tipo: Ennya. Sou apaixonado pelo trabalho dela e de muitas canções inspiradas no povo Celta! Gostaria de saber o porquê. isaiasfurtado@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Anônimo28/1/14

    Eu, particularmente, acho a historia dos Celtas mais interessante que a dos outros povos barbaros.

    ResponderExcluir
  8. Me encanta toda esse técnica e sabedoria dos povos antigos,temos muito que aprender com eles!

    ResponderExcluir
  9. Fisicamente os celtas são pessoas ruivas ou pessoas chamadas de ferrugem .

    ResponderExcluir
  10. Parece-me poder dizer que os celtas, no auge da sua expansão, ocuparam toda a Península Ibérica, exceto a área correspndente ao santuário dos lusitanos, os Montes Hermínios.Dessas constantes migrações, os descendentes celtas que permaneceram no Baixo Alentejo e no Algarve foram os cónios.

    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir

Regras para comentários:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
publicamos somente os comentários que tenham relação com o assunto da postagem.

Parcerias, Dicas e Sugestões entrar em Contato pelo Email: civilizacaoantiga@hotmail.com

Civilização Antiga © Copyright - Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.

Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)