História dos Povos da Antiguidade

21 de nov de 2013

A Civilização Japonesa

O que nós conhecemos pelo nome de Japão, é na verdade um arquipélago composto de 4.000 milhas.

Dessas ilhas, 600 são habitadas e apenas 5 são grandes. Os povos que formaram a Civilização Japonesa vieram do sul da Ásia e da Coreia.

Segundo a tradição nipônica, o fundador do Império Japonês é Amaterasu, o neto da deusa do Sol. Ele recebe o titulo de Tenno, que quer dizer “Rei Celeste”. Jimmu Tenno tornou-se o primeiro Imperador do Japão por volta de 660 a.C.

história do Japão
No século V, Yamato, chefe de uma das famílias nobres do Japão, tornou-se imperador do Japão. O poder político foi divido entre o Tenno e o Regente, uma espécie de primeiro ministro.

A cidade de Nara, conhecida na época como província de Yamato, passou a ser capital do Império. No século seguinte, as ideias do filosofo chinês Confúcio, chegam ao Japão.

A Civilização Japonesa foi influenciada culturalmente pelos chineses. As tradições políticas e religiosas eram nítidas. Até o século XIII, os costumes chineses influenciavam o modo de vida dos japoneses.

Nos séculos seguintes, o Japão passou a criar suas próprias tradições. Foi no Japão que surgiu a pintura sobre a seda chamada de kakemono.

Entre os séculos XIII e XVI, o Japão mergulhou numa guerra civil. A figura do Tenno, Imperador, foi extinta e o ministro conhecido como regente, tornou-se o Shogun, mestre da guerra.

Comandando um grande exercito, Shogun põe fim a guerra civil no Japão e passa governar o país mas sem afastar sua subordinação ao Imperador Japonês.

Os guerreiros comandados pelo Shogun eram conhecidos como Samurais. No Japão formou-se um sistema de organização social semelhante ao feudalismo da Europa. Diversos feudos passaram a existir no país e que tinha como senhor feudal os Shoguns.

Em 1543, época das grandes navegações, os portugueses chegam ao Japão trazendo os Jesuítas. Em 1640, esses missionários cristãos foram expulsos da terra do sol nascente. O Japão passara a ignorar os países estrangeiros, cortando reações diplomáticas com os países ocidentais.

O Shogun Tokugawa criou uma barreira militar que isolava o Japão do resto do mundo. Somente no século XIX, na Era Meiji, é que os imperadores japoneses decidem reatar relações comerciais com os países estrangeiros, em especial os Estados Unidos. 

Os Principais Aspectos da Civilização Japonesa

Assim como na China, a sociedade japonesa se organizava em castas. Na religião, os japoneses eram animistas: acreditavam que todas as coisas tinham alma e que os espíritos estavam por toda a parte. Praticavam a crença religiosa do Xintoísmo, o caminho dos espíritos.

Outra religião adotada pelos japoneses foi o Budismo originário da Índia e que foi modificado aos costumes e crenças religiosas dos japoneses.

0 comentários:

Postar um comentário

Regras para comentários:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
publicamos somente os comentários que tenham relação com o assunto da postagem.

Parcerias, Dicas e Sugestões entrar em Contato pelo Email: civilizacaoantiga@hotmail.com

Civilização Antiga © Copyright - Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.

Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)