História dos Povos da Antiguidade

13 de nov de 2013

Os Doze Trabalhos de Hércules

Hércules foi um grande herói da mitologia grega que cometeu um pecado terrível.

Num ataque de loucura provocado pela deusa Hera, Hércules assassinou sua mulher juntamente com seus dois filhos.

Não aguentado mais o peso da culpa em sua consciência, Hércules buscou uma forma de acabar com seu sofrimento.

Estátua de Hércules

Em busca da redenção de seus pecados, Hércules foi ao encontro do Oráculo de Delfos que lhe deu o seguinte conselho: teria ele que fazer 12 trabalhos impossíveis, digno de ser considerado uma grande penitência.

Os doze trabalhos de Hércules foram escolhidos pelo Rei Euristeu que na verdade não passava de um fantoche controlado pela deusa Hera. Todos os 12 desafios foram planejados pela deusa grega. Hera odiava Hércules porque ele era filho de seu marido Zeus com outra mulher.

Se obtivesse êxito nos 12 trabalhos, o herói grego seria redimido de seus pecados e o sentimento de culpa não mais o atormentaria. Os deuses também o recompensariam. Caso cumprisse as 12 tarefas, Hércules se tornaria Imortal.

Quais foram os 12 trabalhos de Hércules?
Os doze trabalhos de Hércules foram desafios impostos ao herói grego que tinha a missão de livrar o mundo grego dos seus maiores males. Confrontar animais selvagens, forças da natureza, tiranos maus e monstros.

O Leão de Nemeia

Hércules foi em direção ao Peloponeso para dar fim a um grande felino que aterrorizava os moradores locais, o Leão de Nemeia. Ele capturou o animal, conseguindo mata-lo por estrangulamento.

A pele do animal foi arrancado pelo herói grego que passou a usa-la como se fosse uma armadura.

A Serpente Hidra

Hidra era uma serpente venenosa e imortal em forma de dragão e que tinha nove cabeças. Quando Hércules cortava-lhe uma de suas cabeças outras duas cresciam em seu lugar. Para derrotar a serpente imortal, Hércules teve que usar uma estratégia: ao cortar uma cabeça, Hércules logo queimava a região cortada da serpente antes que crescesse uma nova cabeça. Com a ferida cauterizada a serpente não mais conseguia se regenerar.

Ao derrotar Hidra, Hércules banha suas flechas com o sangue da serpente venenosa. Suas flechas envenenadas passaram a ser altamente toxicas.

A Corsa de Cerineia

A Corsa de Cerineia era um animal lendário com chifres de ouro e que era tão veloz quanto uma flecha lançada por um arco. A mitologia grega narra que Hércules correu por um ano atrás da Corsa que ao ficar exausta de tanto correr foi atingida pela flecha de Hércules.

O Javali de Erimanto

Hércules capturou vivo, um Javali devorador de homens. O animal foi perseguido por Hércules mas, deu menos trabalho que a Corsa de Cerineia. Após algumas horas fugindo de Hércules, o Javali deitou exausto no chão e foi capturado e levado até Euristeu.

Limpando o estábulo do Rei Aúgias

Em seu quinto trabalho, Hércules teve que realizar um trabalho sujo. Ele limpou um complexo imenso de estábulo cheio de estrume em apenas 1 dia. Ele percebeu que o estábulo ficava entre dois rios e teve uma ideia, desviou os dois rios fazendo com que eles passem entre o estábulo.

As Aves Monstruosas

No seu sexto trabalho Hércules enfrentou aves ferozes que comiam homens. Ele se livrou delas com suas flechas envenenadas. A Maioria das aves foram mortas por eles. As que sobreviveram, abandonaram o Lago Estínfalo e fugiram em direção as regiões longínquas.

O Touro da Ilha de Creta

Hércules teve a missão de capturar o touro do rei Minos de Creta para ser entregue a Euristeu. O animal indomável foi dominado por Hercules, frustando Hera que desejava o fracasso da missão de Hércules.

Derrotando o Rei Diomedes

Diomedes, Rei da Bistonia, possuía cavalos bizarros treinados para atacarem e devorarem seus inimigos e estrangeiros que ousassem entrar em seu reino que estava localizado na região da Trácia. Hércules subjugou o Rei Diomedes que foi devorado pelos seus próprios cavalos.

Guerreiras Amazonas

Em seu nono trabalho Hércules enfrentou mulheres guerreiras comandadas pela rainha Hipólita. Hércules venceu as Amazonas comandada pela rainha Hipólita e ficou com o cinturão mágico que ela vestia.

O Gigante Gerião

Em seu décimo trabalho, Hércules precisou ir a uma terra distante afim de capturar o gado de Gerião, um gigantesco monstro de três cabeças. Hércules usara novamente o arco e suas flechas envenenadas e derrotau Gerião.

As Maçãs de Ouro

Em busca do Jardim das Hespérides, Hércules conheceu Atlas, aquele que carrega literalmente carrega o mundo nas costas. Ao conversar com Hércules, Atlas revelou que sabia a exata localização do Jardim. Disse também que o Jardim era vigiado por um terrível dragão de cem cabeças.

Hércules propôs um acordo com Atlas: carregaria o mundo nas costas enquanto Atlas fizesse o trabalho de colher as maças de ouro e matar o dragão de cem cabeças. O Titã Atlas aceitou a oferta de Hércules pois queria, mesmo que por um breve momento, se livrar do peso do mundo em suas costas.

O Guardião do Inferno 

Em seu ultimo trabalho, Hércules foi em direção ao alem: a terra dos mortos controlada por Hades. Teria Hércules que capturar Cérbero, cão infernal de três cabeças guardião dos portões do inferno.

Hades autorizou Hércules a levar Cérbero. No entanto, ele teria que domina-lo usando apenas as mãos. Hércules se livrou de todas as armas que possuía e lutou contra Cérbero usando apenas a força de seus braços. Hercules retorna do inferno, trazendo consigo o seu guardião.

Termina assim os 12 Trabalhos de Hercules. Ele superou todos os obstáculos colocados em seu caminho. Suportou tormento físicos e mentais além do imaginável. Assim ele finalmente estaria em paz.

Zeus, deus do Olimpo, fez de Hércules um imortal e convidou a viver no Monte Olimpo juntamente com os outros deuses.


Veja também: Mitos e Lendas Gregas

Um comentário:

  1. Anônimo13/11/13

    Gostei! Hércules foi um verdadeiro herói grego.

    ResponderExcluir

Regras para comentários:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
publicamos somente os comentários que tenham relação com o assunto da postagem.

Parcerias, Dicas e Sugestões entrar em Contato pelo Email: civilizacaoantiga@hotmail.com

Civilização Antiga © Copyright - Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.

Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)