História dos Povos da Antiguidade

27 de jul. de 2014

A Lenda do Minotauro

A Lenda do Minotauro é um mito grego originário da Ilha Creta.

O minotauro era um monstro metade homem e metade touro. Essa figura assustadora parecia ainda pior nos tempos da Grécia Antiga, quando foi inventado para assustar crianças e manter adultos longe de determinados locais da Ilha de Creta, além de servir como uma lição de coragem e dos valores humanos.

Segundo a mitologia grega, tal monstro foi derrotado pelo herói grego e ateniense, Teseu.

Teseu luta contra o Minotauro

A História do Minotauro

A lenda do Minotauro não nasceu do nada. Toda lenda tem uma história por trás. Minotauro, na verdade, significa o Touro de Minos. Esse Minos, ao qual o nome faz referência, era o Governador da Ilha de Creta, onde havia um labirinto que se dizia ser impossível de se atravessar com vida.

A verdade era que o labirinto era tão complexo que as pessoas se perdiam dentro dele, e quando as pessoas entravam dentro dele e não saiam mais, dizia-se que elas haviam sido devoradas por um monstro terrível, com cabeça e rabo de touro, e que habitava este labirinto.

Como surgiu o Minotauro?

Conta a lenda que o Minotauro foi um erro que Minos cometeu, e teve que pagar com seu próprio filho. Muito antes de ser o Rei de Creta, Minos pediu a Poseidon, o deus dos mares, que fosse coroado com sua própria ilha, para assim governar uma terra justa onde os seus pudessem viver em paz.

Poseidon entendeu o pedido de Minos, porém, exigiu que quando isso acontecesse, ele deveria sacrificar um touro em homenagem ao deus e à sua prece obtida. O trato estava feito, e os dois lados, de acordo.

Acontece que quando Minos tornou-se Rei, ele decidiu escolher o melhor touro para sacrificar a Poseidon, mas, ao ver o animal, o achou muito magnífico e, portanto, sacrificou outro em seu lugar. Como punição por tentar enganar um deus, Poseidon fez a mulher de Minos se apaixonar pelo touro, tendo um filho com ele.

O Labirinto do Minotauro

Assustado com o monstro, Minos ordenou que fosse criado um grande labirinto no subsolo de seu palácio. Nesse grande labirinto, a criança foi jogada, se tornando um monstro sem consciência e com profundo ódio dos deuses e da raça humana.

2 comentários:

  1. Poseidon fez a mulher de Minos se apaixonar pelo touro, tendo um filho com ele. kkkkkkkkk como piccooo kkkkk

    ResponderExcluir

Regras para comentários:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
publicamos somente os comentários que tenham relação com o assunto da postagem.

Parcerias, Dicas e Sugestões entrar em Contato pelo Email: civilizacaoantiga@hotmail.com

Civilização Antiga © Copyright - Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.

Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)