História dos Povos da Antiguidade

23 de jul de 2014

Atlântida

Atlântida, famoso continente perdido que os gregos antigos afirmavam existir.

A Civilização Atlântida é um assunto de bastante discussão nos dias atuais. Muitos afirmam que Atlântida se trata apenas de mais um dos vários mitos gregos.

Atlântida foi citada pela primeira vez por Platão, que nos seus diálogos de Timeu e Critias citou de forma bastante detalhada tudo sobre o famoso continente perdido, e graças a todas as informações que foram recebidas por Solón, através de sacerdotes egípcios.

Civilização Atlântida
Veja a citação de Platão.

Naqueles dias, em torno de onze mil e quinhentos anos atrás, o Atlântico era navegável e havia uma ilha existente em frente de todos os estreitos, o que eram chamados de Colunas de Heracles, a ilha era maior do que a Ásia e a Líbia juntas, e era uma rota para outras ilhas, delas se possam passar através de todo o continente, esta que era oposta ao verdadeiro oceano, já que o mar encontrado dentro do estreito era chamado o mar de Heracles, ou seja, o Mediterrâneo é somente um tipo de porto, com uma entrada estreita, mas o outro é o mar verdadeiro, e a terra que rodeia poderia ser chamada até mesmo de um grande continente”.

Atlântida Existiu?

Muitos estudiosos citam que a história ou o conto de Platão acabou sendo inspirado por antigas tradições. E alguns dos pesquisadores puderam ainda argumentar que Platão acabou criando a história vinda de memórias de eventos antigos e guerras que, na verdade, não tinham relação com Atlântida.

Por toda a antiguidade clássica a existência de Atlântida foi discutida, mas é rejeitada por autores atuais. Apesar de ser pouco conhecida durante toda a idade Média, a história de Atlântida começou a ser descoberta por humanistas de toda a idade moderna. Toda a descrição de Platão acabou inspirando os trabalhos utópicos de vários escritores de toda a Renascença antiga, dentre eles, Francis Bacon. O seu nome é considerado como a maior referência para suposições sobre as civilizações avançadas e pré-históricas que se perderam com o tempo.

Como era cidade de Atlântida?

Platão também teria descrito Atlântida com diversos anéis alternados de mar e terra, desenhados desta forma para acomodar da melhor forma possível a população gigantesca que existia na região, e que existia no centro um palácio que era chamado de Olho de Boi.

A história foi contada originalmente por seus ancestrais e por padres durante uma visita que foi feita ao Egito. Segundo relatos destas pessoas, existia um poderoso império que se localizada na região, em uma ilha que ficava localizada no Oceano Atlântico. A nação era estabelecida por Poseidon, deus dos mares. Ele era pai de cinco pares de gêmeos da ilha. E, então, acabou dividindo a terra em dez partes, cada uma delas para ser governada por um dos seus filhos.

A capital de Atlântida era conhecida como uma grande maravilha, tanto de arquitetura como de engenharia. A cidade era composta por várias paredes e canais considerados concêntricos. No centro, haviam vários montes e, no topo dos montes, um templo próprio para Poseidon. Dentro dele, existia uma estátua em ouro do deus dos mares, com ele dirigindo seus seis cavalos alados, esta estátua que é bastante conhecida, mas que nunca foi vista.

O misterioso fim de Atlântida

Em torno de nove mil anos antes dos tempos de Platão, depois de todo o povo de Atlântida começar a se tornar corrupto e cobiçoso, todos os deuses se revoltaram e começaram a os destruir. Tudo teria começado com um violento terremoto que agitou a Terra e destruiu boa parte das cidades, além de ondas gigantes que vieram sobre as costas afundando a ilha no mar para nunca ser vista e nem encontrada.

Em vários diálogos antigos, os personagens de Platão se referem à história de Atlântida considerando-a como uma história real. Platão ainda parece colocar mais detalhes sobre Atlântida que seriam inclusive desnecessários caso ele quisesse utilizar isso somente para a literatura.

Em publicações de Platão, era citado que Atlântida era uma nação próspera que pretendia expandir seus domínios, partir para outros continentes, e que vários homens de Atlântida teriam ainda dominado partes de países como a Líbia, até mesmo o Egito e a Europa até as suas fronteiras com a Ásia.

Muitos especialistas dizem que um dia Atlântida irá surgir dos mares, para ser descoberta, e que isto teria sido uma armadilha dos Deuses, mas vamos esperar para saber se isso vai acontecer.

0 comentários:

Postar um comentário

Regras para comentários:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
publicamos somente os comentários que tenham relação com o assunto da postagem.

Parcerias, Dicas e Sugestões entrar em Contato pelo Email: civilizacaoantiga@hotmail.com

Civilização Antiga © Copyright - Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.

Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)