História dos Povos da Antiguidade

22 de jul de 2014

Cidade de Atenas

Atenas é uma cidade histórica da civilização clássica. Sua história se confunde com a própria Grécia.

Atenas é uma das mais importantes cidade da história da humanidade. Foi batizada com o nome da deusa da sabedoria e justiça.

Era a principal cidade-estados da Grécia Antiga. Os atenienses se diferenciavam dos demais povos da Civilização Grega por terem um notável nível cultural e intelectual.

Atenas

A história da cidade de Atenas

A histórica cidade de Atenas foi fundada pelos jônios muitos anos antes de Cristo. Estes povos se estabeleceram próximos das regiões do mar Egeu e se dedicaram à pesca e ao comércio considerado marítimo, além de construir todos os seus portos.

A sociedade ateniense era formada basicamente por eupátridas, o que eram grandes proprietários de terras, bem como os georgois que eram pequenos proprietários, thetas que não tinham terras e nem mesmo eram trabalhadores assalariados, bem como os demiurgos que são os artesãos, e também os comerciantes financeiros.

Por ser considerada como uma cidade comercial bem sucedida, Atenas acabou despertando a cobiça de várias cidades gregas. Com isto, Esparta acabou se unindo a várias outras cidades para atacar Atenas. A famosa Guerra do Peloponeso durou seus 27 anos e Esparta acabou vencendo, tomando a capital para si, que continuou cada vez mais rica e próspera com o passar do tempo.

O legado de Atenas

Os maiores nomes do mundo da filosofia viveram nesta região, que era repleta de pensadores, escritores e escultores. Dentre eles, podemos citar os autores de peças de teatro como Ésquilo, Sófocles, Eurípedes, além, é claro, de Platão e Sócrates.

A cidade de Atenas ainda se destacou muito por toda a preocupação com o desenvolvimento cultural e artístico do seu povo, desenvolvendo uma grande civilização de grandes brilhos intelectuais. Em toda a arquitetura, temos um destaque por seus templos incríveis, erguidos em homenagem aos deuses, e principalmente os erguidos em homenagem a Atena, que é a protetora de toda a cidade.

A atual cidade de Atenas

Atualmente, Atenas conta com mais de dois milhões e meio de habitantes e, apesar de contar com várias construções modernas, ela continua com suas ruínas remetendo aos incríveis tempos antigos. A cidade é um dos pontos turísticos mais procurados e mais importantes da Europa.

Infelizmente, visitar a cidade pode não ser uma experiência tão interessante como deveria, já que as construções antigas estão em ruínas e, por este motivo, não é possível chegar próximo dos palácios e de esculturas por questões de segurança.

0 comentários:

Postar um comentário

Regras para comentários:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
publicamos somente os comentários que tenham relação com o assunto da postagem.

Parcerias, Dicas e Sugestões entrar em Contato pelo Email: civilizacaoantiga@hotmail.com

Civilização Antiga © Copyright - Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.

Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)