História dos Povos da Antiguidade

2 de jul. de 2014

Os 12 deuses do Olimpo

Deuses Mitológicos que habitavam a mais alta montanha grega, o Monte Olimpo.

A Mitologia Grega é cheia de histórias e curiosidades, que podem ser descobertas de acordo com a curiosidade de cada um.

Entre as milhares de informações que podemos descobrir, nenhuma é tão interessante quanto as informações sobre os 12 deuses do Olimpo, a pousada e a moradia que alguns poucos humanos puderam se dar ao luxo de conhecer, e que reservava a personalidade de cada uma das divindades gregas.

Monte Olimpo

QUAIS ERAM OS 12 DEUSES DO OLIMPO

01 - Zeus: o principal deus que existiu, era capaz de controlar o trovão. A tempestade representa sua fúria. Este deus governava deuses e humanos e tinha como característica ser mulherengo, tendo vários "affairs" com ninfas, deusas e humanas. Fruto de suas fugidas foram Hércules, Perseu e outros semideuses.

02 - Hera: a deusa da família é ciumenta e vingativa, utilizando sua ira contra as amantes e os filhos que foram fruto das relações extraconjugais de Zeus. Por conta desse ciúmes, ela enfrentou alguns grandes personagens da mitologia, tal como Hércules.

03 - Poseidôn: o deus dos mares é o irmão mais velho de Zeus. Sua força está nas águas, e a ele é que eram dirigidas as rezas de marinheiros e navegadores que estavam a procura de viagens tranquilas e águas calmas. Foi de seu palácio no fundo do mar que surgiu a lenda de Atlântida.

04 - Afrodite: a deusa do amor, da beleza e do sexo, nasceu da espuma do mar, e foi responsável por muitos conflitos no Olimpo devido à sua beleza. Casou-se com Hefesto a pedido de Zeus e o traia com Ares, com quem teve um filho: o Cupido.

05 - Ares: o deus da Guerra também é filho de Zeus com Hera. Seu estilo é violento e sua presença é capaz de causar ódio e violência entre as pessoas. Seu estilo sádico é muito conhecido por todos, principalmente nos campos de batalha.

06 - Hefesto: o deus do metal e da forjaria, também é um dos filhos de Hera e Zeus. Acontece que seu jeito feio e desajeitado acabou causando repúdio em sua mãe. Por isso, ela acabou o jogando para o oceano. Ele não morreu, e foi criado por Tétis. Depois disso, ele cresceu e aprendeu a forjar o metal, sendo que então criou um trono para se vingar de sua mãe.

07 - Dionísio: o deus do vinho, da festa e da alegria é o único filho de uma humana a habitar o Olimpo. Isso se dá por seu pai, Zeus, que foi capaz de salvar o filho mesmo com a mãe falecendo enquanto estava grávida de 6 meses.

08 - Apolo: o deus do sol, da luz e da razão, é o contrário de seu irmão Dionísio. Ele é a demonstração da força e da superação, sendo muitas vezes confundido com o próprio sol. Sua história de superação começou logo quando ele era criança e matou a serpente píton com seu arco e flecha.

09 - Artemis: a deusa da vida selvagem e da caça e irmã da mesma mãe e pai de Apolo, Zeus e Letona. Ao contrário de seu irmão, ela é a deusa da lua, desprezando a presença dos homens e se dedicando à natureza.

10 - Atena: a deusa da sabedoria é a única capaz de combater Ares em seus jogos de guerra, devido suas boas estratégias de guerra e astúcia. Atena é bondosa com os humanos e foi capaz de sobreviver à tentativa de homicídio de Zeus, que a confundiu com um homem que poderia destroná-lo ao acaso.

11 - Hermes: o esperto e rápido deus que se tornou o braço direito de Zeus. Ele conduzia as almas dos mortos até o Hades e servia de ponte para repassar as mensagens até os deuses. Foi responsável pela criação do fogo e dos jogos Olímpicos por conta de ser aficionado pela força e pela velocidade.

12 - Demeter: a deusa das plantas e das colheitas é irmã de Zeus. Ainda assim, essa relação familiar não impediu que os dois tivessem uma filha: Perséfone, que foi raptada por Hades.

Ainda existem outros 2 deuses que, embora não façam parte do Olimpo, são muito importantes para a mitologia grega. São eles Hades, o deus dos mortos e irmão de Zeus, que possui um capacete capaz de torná-lo invisível e que prefere ficar no mundo dos mortos ao invés do Monte Olimpo e Héstia, deusa dos laços familiares, que abdicou de seu lugar a fim de que Dionísio conquistasse um lugar cativo no monte dos prazeres dos deuses.

VEJA TAMBÊM: Civilização Grega

0 comentários:

Postar um comentário

Regras para comentários:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
publicamos somente os comentários que tenham relação com o assunto da postagem.

Parcerias, Dicas e Sugestões entrar em Contato pelo Email: civilizacaoantiga@hotmail.com

Civilização Antiga © Copyright - Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.

Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)