História dos Povos da Antiguidade

Carregando...

Civilização Clássica

Termo pelo qual distinguimos a civilização formada pelos gregos e romanos.

A Civilização Clássica, também chamada de Civilização Greco Romana, foi a mais influente civilização da história humana.

Gregos e Romanos tiveram uma organização politica, social e econômica que as diferenciaram das outras Civilizações Antigas.

Os gregos deixaram para o mundo heranças de valores imensuráveis. A ciência, a filosofia e as artes, tudo isto começou na Grécia Antiga. Mas sem duvida, a principal e mais aceita contribuição dos gregos ao mundo atual é a Democracia.

Os romanos por sua vez aperfeiçoaram os ensinamentos gregos e criaram o Direito, conjunto de leis escritas. Graças a arquitetura os Romanos também criaram exuberantes cidades tendo como a capital, Roma, a melhor de todas.

Os romanos foram os que difundiram pelo mundo o legado das Civilizações Clássicas. Até mesmo o Cristianismo foi difundido pelos romanos.

Não menos importante que gregos e romanos foram os macedônicos. Tachados de bárbaros pelos próprios gregos, os macedônicos ganharam importância histórica nos tempos de Alexandre, o Grande.

Alexandre Magno foi educado por um dos maiores filósofos da Grécia Antiga, Aristóteles. Quando se tornou Rei da Macedônia, o jovem conquistador pôs em pratica todo os seus ideais humanístico.

Foi Alexandre, O Grande, que preservou gregos e romanos das investidas dos povos do oriente. O Império Macedônico ao conquistar a Grécia, comprou a briga dos gregos contra os persas pela hegemonia do Mundo Antigo.

Os Reis do tenebroso Império Persa desejavam a todo custo conquistar a península balcânica, região onde se desenvolveu a civilização grega. Uma vez conquistada a Grécia, certamente os persas também conquistariam todo o mediterrâneo, tendo a civilização romana igual destino dos gregos.

O mundo que conhecemos hoje seria completamente diferente e sombrio. Todo o legado das Civilizações Clássicas se perderia no tempo assim como a própria história.

O Império Macedônico de Alexandre Magno derrotou e conquistou o vasto Império Persa. Alexandre foi o responsável por integrar culturalmente os povos do oriente com os povos do ocidente.

O Império alexandrino teve curta duração. Com a sua morte repentina, seu império foi divido entre seus generais.

A Civilização Romana, alheio a situação politica da Macedônia, conquistou toda a Grécia e o império Macedônico fragmentado.

Roma passou a ser a civilização hegemônica do mundo antigo, conquistando regiões antes controlada por gregos e macedônicos.

Os gregos foram conquistados e ao mesmo tempo conquistadores dos romanos. Todos os costumes e conhecimentos dos gregos foram assimilados pelos romanos.

Os romanos absorveram dos gregos os valores humanos, ou seja, aquilo em que acreditam. A razão, capacidade humana de se explicar as coisas do mundo, foi o que diferenciou a Civilização Clássica das outras demais Civilizações Antigas.

As conquistas militares romanas eram apoiadas sobretudo no Racionalismo. Roma era a luz, a razão. O resto do mundo que não fazia parte de Roma era as trevas, aquilo que não era racional desprovido de nenhuma razão.

A Civilização Greco Romana possuía um alto nível de organização cultural e urbana. Tal organização não foi alcançada pelos outros povos antigos.

Saiba mais sobre as civilizações Clássicas

. Civilização Cretense

. Grécia Antiga

. Império Macedônico

. Civilização Romana

. A Lenda da Fundação de Roma

Continue lendo >>
Civilização Antiga © Copyright - Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.

Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)