História dos Povos da Antiguidade

O Berço da Civilização

A Mesopotâmia, região situada no Oriente Médio, é considerada o Berço da Civilização.

As Civilizações da Mesopotâmia se desenvolveram numa região compreendida entre os rios Tigre e Eufrates.

Mesopotâmia significa Terra Entre Rios, nos dias de hoje esta região corresponde as Nações do Iraque e Kuwait.MesopotâmiaPor possuir uma região ideal para a pratica da agricultura, por muito tempo o território foi disputado por povos semitas e indo-europeus. Os povos semitas conseguiriam impor a hegemonia sobre a região, formando as primeiras civilizações da História.

Muitos povos antigos ocuparam a Mesopotâmia. Os principais foram:

Os Sumérios - Uma das primeiras civilizações da história, habitavam o Sul da Mesopotâmia . A Invenção da Escrita é atribuída a eles.

Os Babilônios - Os Amoritas fundaram um grande Império com capital na Cidade da Babilônia, uma das mais importantes cidades da antiguidade.

Os Assírios - Povo guerreiro que após dominarem os povos do Oriente Médio, formaram um grande Império que se estenderia até o Egito. O Império Assírio foi forjado com sangue derramado das populações dominadas por eles.

Os Caldeus - Formaram o Segundo Império Babilônico após vencerem os cruéis assírios. Nabucodonosor foi o principal governante do Império Caldeu.

A Sociedade Mesopotâmica

As Civilizações da Mesopotâmia eram comandadas por Reis que exerciam o papel de líder religioso, juíz e comandante militar.

A Sociedade estava dividida em dois estamentos. Os sacerdotes, aristocratas, militares e comerciantes detinham o controle politico e social. Já os Camponeses, artesãos e escravos eram maioria na sociedade, porém, não possuíam direitos.

A economia era movida pelo comércio de armas, objetos de metal e principalmente pela a agricultura.

A Religião

Os povos da Mesopotâmia eram politeístas, adoravam deuses que representavam as forças da natureza. Cada cidade estado tinha seu próprio Deus. Estes deuses podiam fazer aos humanos tanto o Bem quanto o Mal.

Quando uma Civilização dominava a outra, as cidades dominadas tinham que cultuar também ao Deus da civilização dominante.

O Rei era considerado o representante de Deus na Terra e por isso todo o seu reino deveria adorar ao seu Deus.

Os principais Deuses da Mesopotâmia foram:

Enlil - Deus sumeriano que tinha o poder sobre o vento, tempestades, raios e trovões.

Ishtar - Deusa da fecundidade e da natureza.

Marduque - Deus babilônico, uma das divindades mais adoradas na Mesopotâmia.

Anu - Deus dos acadianos, senhor do Céu é tudo que nele existe.

As Civilizações Mesopotâmicas nos deixaram de herança os conceitos de organização social e política, código de direitos e deveres, técnicas agrícolas, a arquitetura, invenção da roda, a astronomia, a astrologia e como mais importante, a Escrita.

Os Caldeus foram o último povo semita a controlar a Mesopotâmia, após a morte de Nabucodonosor, a região passaria a ser dominada pelo Império Persa.

Continue lendo >>
Civilização Antiga © Copyright - Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.

Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)