História dos Povos da Antiguidade

O que é Civilização?

A palavra civilização deriva do latim civilis (cidadão civil), que indicava o individuo ligado a cíveis, ou seja, a pátria romana.

Etimologicamente, a expressão civilização significa ato ou efeito de civilizar, ou o processo de se tornar civilizado; dentro desse sentido, o individuo civilizado seria aquele capaz de adquirir e transmitir padrões de vida civis (isto é, dentro das normas impostas pela cíveis).

Desta forma, a palavra civilizado se opõe a expressão bárbaro (selvagem), que os romanos, reservaram para indivíduos incapazes de assimilar os costumes da cíveis.

Como se vê, o conceito de civilização apareceu, no pensamento do mundo ocidental, como um produto da cultura greco-romana. Note-se, entretanto que , na antiguidade, seu significado era puramente nacional: em outras palavras, somente era considerado civilizado aquele que vivesse conforme os padrões das polis ou das cevitas (polis e cevitas significam cidade, respectivamente em grego e latim).

Assim, para os greco-romanos, a vida social, urbana, religiosa, técnica, guerreira, econômica e intelectual dos demais povos não era considerada civilização, e sim barbárie.

Atualmente, por extensão, o termo civilização passou a ser utilizado pelas Ciências Humanas, para indicar o desenvolvimento intelectual e cultural de um individuo ou de um povo por mais primitivo que seja.

Conheça as principais civilizações antigas da história

Civilização Chinesa


Civilização Indiana


Civilização Islâmica


Civilização Cretense


Civilização Maia


Civilização Roamana


Civilização Hebraica


Civilização Persa


Civilização Suméria


Civilização Grega


Civilização Egípcia

Continue lendo >>
Civilização Antiga © Copyright - Todos os direitos reservados.

Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévia. Só é permitida a reprodução para fins de pesquisas e trabalhos escolares.

Plágio é crime (Artigo 29 Lei 9.610/98)